A assistente social Eutália Barbosa Rodrigues Neves, natural de Porto Nacional, Tocantins, foi nomeada para exercer o cargo de Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 2 de julho.
Servidora pública concursada da Prefeitura de Palmas/TO, Eutália construiu uma trajetória sólida na gestão pública e no ativismo social. Sua atuação sempre esteve voltada à defesa dos direitos das mulheres, ao combate ao racismo e à LGBTfobia, bem como à luta por políticas sociais, moradia digna, reforma agrária e educação pública de qualidade.
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Eutália iniciou sua carreira de gestão em 2005, quando assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmas. No mesmo período, fez parte da gestão “Defendendo Direitos, Radicalizando a Democracia” no Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), mandato que seguiu até 2008.
Também exerceu dois mandatos como Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) (2006 a 2007 e 2010 a 2012) e atuou no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), entre 2011 e 2012. Em 2008, Eutália foi nomeada Secretária Estadual de Assistência Social do Pará, permanecendo no cargo até 2010. Logo depois, em 2011, ingressou no governo federal como Diretora Nacional de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do então Ministério do Desenvolvimento Social.
De 2014 a 2016, contribuiu como preceptora na Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, sendo especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS). É mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, como assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, exerceu também a função de preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde.
Em 2023, retornou ao governo federal como Diretora do Departamento de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) — cargo que ocupava até assumir a nova função no Ministério das Mulheres. Atualmente, também integra o Conselho Nacional de Assistência Social, reforçando sua longa contribuição para a formulação de políticas de proteção social.
Papel da Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva do Ministério das Mulheres é responsável por apoiar o Gabinete da Ministra na definição de diretrizes, no planejamento estratégico e na coordenação e supervisão das ações do ministério. Entre suas funções, estão a formulação, articulação e execução do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além de coordenar o monitoramento e avaliação de sua implementação.
A SE também gerencia sistemas de informação e de gestão do governo federal — como o Siafi, o Sipec e o Siga — e organiza o acervo bibliográfico sobre políticas para mulheres e igualdade de gênero. Além disso, é responsável pela articulação e produção de dados e análises no âmbito do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero.
Fonte: Agência GOV