Rosane Ferreira nasceu em Clevelândia, no interior do Paraná. É enfermeira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná. É casada com Cid Claiton Ferreira e mãe de dois filhos.
Sua atuação politico-partidária começou em 1999 quando se filiou ao Partido Verde (PV). Em 2000 foi candidata a vereadora de Araucária, cidade onde reside, na Região Metropolitana de Curitiba. Com uma votação expressiva, a maior da coligação PT/PV da qual fazia parte, não foi eleita pois a coligação não alcançou o coeficiente eleitoral necessário.
Em 2004, concorreu pela primeira vez à prefeitura de Araucária, em coligação formada pelo PV/PPS, ficando em segundo lugar de quatro candidaturas.
Em 2006, disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, sendo a primeira deputada estadual eleita pelo PV no Estado, e a candidata mais votada do partido. Durante seu mandato, foi autora de importantes Leis para o meio ambiente, como a que cria o programa de incentivo à implantação de Aquecedores Solares de Água; a Lei de proteção às microbacias, entre outras. Também foi co-autora da Lei que cria o programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações Públicas do Paraná; da Lei que dá destino adequado ao Lixo Eletrônico; da Lei que regula o recolhimento de agrotóxicos, entre outras.
Em 2010, com o menor investimento entre as campanhas vitoriosas, conquistou uma vaga na Câmara Federal, tornando-se a primeira deputada federal do PV do Paraná e a primeira mulher da bancada do partido em Brasília. É autora de importantes projetos de Lei, como aquele que dispõe sobre a formação continuada dos profissionais de enfermagem, do projeto que criminaliza as lesões patrimoniais praticadas sem violência ou grave ameaça entre cônjuges ou entre pais e filhos e muitos outros de grande relevância social. Desde 2011, é presidente estadual do PV no Paraná.
Em 2013, foi eleita vice-coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal, com a missão de incentivar mais mulheres a participar da política partidária.
Fonte : Assessoria