
À esquerda a deputada federal Rosane Ferreira, ao lado da deputada federal Jô Moraes e da deputada federal Erika Kokay durante a posse da coordenadoria da bancada feminina na Câmara Federal
Na última quarta-feira (19/06) assumi a vice coordenadoria da Bancada Feminina da Câmara Federal. Com isso, aumentam minhas responsabilidades como deputada, de mostrar à sociedade brasileira a importância do trabalho que nós mulheres realizamos na política nacional e a necessidade de atrair mais mulheres para disputar eleições e ocupar cargos públicos.
No Brasil, apesar de termos hoje uma presidenta mulher e várias ministras, temos uma participação muito baixa de mulheres na política. Na Câmara Federal somos apenas 46 deputadas, enquanto os deputados do sexo masculino somam 467. No Senado da República não é diferente, são apenas oito senadoras em um total de 81 cadeiras. Quando comparada com outros países, essa diferença é ainda maior. Em uma lista da União Interparlamentar (da Suíça), entre 190 países, o Brasil ocupa a 158ª posição, com Iraque, Afeganistão e outros países sabidamente machistas na nossa frente, com mais mulheres participando da política.
Além disso, esses números não refletem a sociedade em que vivemos, onde as mulheres são a maioria. Somos 51% da população e 52% do eleitorado.
Apesar de sermos uma minoria na política, temos mostrado que nossa participação é decisiva na hora de defender mudanças importantes para o Brasil. Foi assim na discussão da Emenda 29, que coloca mais recursos na Saúde, foi assim na aprovação da Lei que garante os direitos trabalhistas para as empregadas domésticas e em muitas outras ocasiões, onde as mulheres do Congresso Nacional tiveram sensibilidade e força para discutir a aprovar medidas que tornam a vida da população mais justa e mais humana.
Essa luta para colocar mais mulheres na política faz parte da minha história de vida. Em 2007 fui a primeira deputada eleita pelo Partido Verde no Paraná. Em 2010 me tornei a primeira deputada federal do Partido Verde pelo meu Estado e também a primeira mulher da bancada do PV em Brasília. Isso porque nunca me intimidei com a pouca presença feminina, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Abri caminhos, que agora quero compartilhar com outras mulheres de coragem, que são tão necessárias para a nossa política.
Espero que daqui pra a frente, mais mulheres conheçam o nosso trabalho e acreditem que podem participar desse processo. Que mais mulheres venham a se filiar a partidos políticos, que mais mulheres disputem eleições e sejam eleitas. Só assim vamos construir um país “cuidado”, com mais honestidade, ética e justiça.
Deputada Rosane Ferreira