Deputado Gilvan Maximo expressou apoio a pautas que usem a C&T para o desenvolvimento do país e capacitação de jovens
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu nesta quinta-feira (16), em Brasília, o deputado federal Gilvan Maximo (Republicanos/DF). O presidente da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia da Câmara expressou apoio ao ministério em pautas que usem a C&T para o desenvolvimento do país e capacitação de jovens.
“As pautas que são importantes para o Brasil nós vamos apoiar. Estamos juntos para capacitar os jovens de baixa renda e fazer que a ciência e tecnologia alavanquem o Brasil”, afirmou.
Entre os temas compartilhados pelo deputado, que já foi secretário de C&T do Distrito Federal, estiveram o apoio à eletromobilidade e o uso de veículos elétricos.
A ministra defendeu a importância dos temas e apontou projetos do governo federal nessas áreas. “Nós temos uma agenda liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para a reindustrialização em novas bases tecnológicas e sustentáveis. Também promovemos a reativação da Ceitec, empresa de semicondutores que tem condições de atender aos desafios da transição energética”, afirmou.
Luciana Santos também explicou as políticas do ministério em capacitação e transformação digital. “A gente tem um déficit de 100 mil programadores no Brasil. Estamos promovendo a capacitação de jovens por meio de programas como o Hackers do Bem, que tem 30 mil vagas, e o Residência em TICs.
Outro programa é o Conecta e Capacita, para conectividade, inclusão e capacitação da população, que entrou no PAC e vai ser feito em parceria com a RNP. Vamos fazer algo robusto”, detalhou a ministra.