O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) promove na quinta-feira (29), a partir das 9h, o segundo de uma série de encontros para discutir temas que impactam a vida das mulheres que decidem participar da política. Os Encontros do ONMP reúnem profissionais, pesquisadoras/es e pré-candidatas para debater temas relacionados aos três eixos de pesquisa do órgão, vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados: Violência contra a Mulher; Atuação Política e Representatividade; e Atuação Partidária e Processos Eleitorais.
O objetivo do encontro é estimular mecanismos que viabilizem mais informações às candidatas às eleições de 2024 sobre seus direitos e a formação de redes de apoio. Serão realizados vários eventos, presenciais e virtuais, até as eleições municipais de 2024. Os encontros também visam ampliar a conexão da sociedade aos campos de pesquisa abrangidos pelo observatório e formar redes de mulheres atuantes na política, nas quais haja o compartilhamento das dificuldades enfrentadas e a apresentação de possíveis soluções legislativas.
Financiamento e cotas
Intitulado “Mulheres na política e o financiamento público de campanhas eleitorais: efeitos, dificuldades e possibilidades de avanços do sistema de cotas”, este segundo evento terá a mediação de uma deputada federal e a participação dos pesquisadores Felipe Lauritzen e Olivia Tsoutsoplidi, ambos com pesquisa na Sciences Po Paris sobre os efeitos das cotas de gênero e raciais em fundos eleitorais públicos na representação de mulheres e pessoas negras nas eleições de 1994 até 2022.
Durante o encontro, haverá um espaço reservado para a participação do público para esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências sobre o tema, com vagas limitadas. Os interessados em compartilhar situações de dificuldades enfrentadas por mulheres no acesso a recursos de campanhas devem indicar o desejo de relatá-lo durante o evento no formulário de inscrições. Para participar do evento apenas como ouvinte, basta deixar os dois últimos campos do formulário em branco.
O encontro será híbrido, com evento presencial na Câmara dos Deputados, no Plenário 6 das comissões; e transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Fonte: Câmara dos Deputados