A Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (PR) deverá ser inaugurada nos próximos dias. Os detalhes foram tratados pela secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania, Fátima Pelaes, durante reunião, nesta terça-feira (7/6) com a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, a deputada federal Christiane Yared e a equipe técnica, na qual recebeu informações de que a Casa está pronta para iniciar os atendimentos. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, participará da cerimônia de inauguração.
A Casa de Curitiba ocupa uma área de 3.600 metros quadrados, doados pela União, e está localizada na rua Vereador Garcia Rodrigues Velho, quadra J1, bairro Juveve – Divisa Cabral. O governo federal investiu cerca de R$ 10 milhões nas obras e nos equipamentos. A Casa contará com 121 funcionários e terá capacidade para realizar 4.500 atendimentos ao mês e de atender simultaneamente 90 mulheres.
A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado das mulheres e faz parte do Programa Mulher, Viver sem Violência. A unidade de Curitiba é a terceira a funcionar no país. Em 2015, foram inauguradas as de Campo Grande e de Brasília.
Serviços – A Casa integra no mesmo espaço diferentes serviços especializados que atendem aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres: Acolhimento e Triagem; Apoio Psicossocial; Delegacia; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres; Ministério Público, Defensoria Pública; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica; Espaço de cuidado das crianças – Brinquedoteca; Alojamento de Passagem e Central de Transportes.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Governo Federal