Operação ‘La Sombra’ foi deflagrada na noite dessa quarta-feira (15).
Ação investiga tráfico de venezuelanas e guianenses para o Brasil.
A Polícia Federal (PF) em Roraima deflagrou na noite dessa quarta-feira (15) a operação “La Sombra”. Com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e condução coercitiva, a ação tem como objetivo desarticular um esquema de tráfico internacional de mulheres venezuelanas e guianenses para o Brasil com a finalidade de exploração sexual.
Os mandados foram cumpridos em estabelecimentos que exercem atividade ilícita de exploração sexual em Boa Vista.
Segundo a PF, a investigação teve início após denúncias relatarem que mulheres estariam sendo enviadas da Venezuela e da República Cooperativa da Guiana para o Brasil e empregadas em ‘casas de prostituição’.
Se ficar provado o envolvimento dos investigados, eles poderão ser indiciados pelos crimes de tráfico internacional de pessoas para fim de exploração sexual, favorecimento à prostituição e rufianismo, de acordo com a polícia. As penas máximas somadas dos crimes podem atingir 21 anos de prisão.
Nome da operação
A operação foi batizada de ‘La Sombra’, em referência a forma obscura com que o crime de tráfico de pessoas é praticado. A PF informou que normalmente as negociações com as mulheres são realizadas às escuras e falsas promessas de uma vida de luxo e ostentação são feitas. Entretanto, a realidade mostra que as mulheres aliciadas se tornam vítimas de violência, maus tratos e abusos de toda ordem.
Fonte: G1
Foto: http://radios.ebc.com.br/