Amédica Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, figura na tradicional lista da revista Time que elege as 100 pessoas mais influentes do ano. O outro brasileiro da lista de 2017 é o jogador de futebol Neymar.
O perfil da cientista foi escrito por Tom Frieden: “Turchi é apaixonada, focada e um modelo do tipo de liderança e colaboração global necessárias para proteger a saúde humana”, afirmou o ex-diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
A pesquisadora, formada pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, liderou um grupo de cientistas do mundo inteiro que incluiu epidemiologistas, pediatras, neurologistas, especialistas em reprodução e doenças infecciosas.
Turchi também teve seu trabalho reconhecido no final do ano passado pela Nature, quando ficou entre os 10 cientistas mais importantes do mundo eleitos pela revista.
*Com supervisão de Nathan Fernandes.
Fonte: Revista Galileu