A Universidade de Brasília lançou em parceria com a ONU um curso de extensão sobre violência contra mulheres. São 12 encontros, que somam 60 horas de conteúdo. A ideia é capacitar estudantes e profissionais das áreas de segurança, saúde e direito na aplicação de diretrizes nacionais para investigar e julgar feminicídios.
“Queremos sensibilizá-los para a abordagem de gênero, interseccional e multidisciplinar requerida para uma resposta eficaz do Estado na apuração e responsabilização criminal dos acusados de feminicídio”, afirma a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
O curso, “Investigação, processo e julgamento de mortes violentas de mulheres com a perspectiva de gênero”, também tem como objetivo coibir esse tipo de agressão nos campi da instituição. As aulas começaram no dia 8 de outubro.
“Não podemos permitir, sob hipótese nenhuma, as ações de violência contra a mulher. Precisamos contar com o auxílio de pessoas capacitadas e especializadas no combate a essas ações gratuitas com a qual convivemos. Quero deixar claro o compromisso institucional da UnB nessa batalha”, diz o reitor, Ivan Camargo.
Fonte:globo.com