Entre os “mais amados” pela Câmara Federal, Tebet teve 47% de menções
Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest, divulgada nesta quinta-feira (10) em parceria com a Genial Investimentos, mostrou que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) está entre os mais populares do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre os deputados da Câmara Federal.
Segundo o portal InfoMoney, Tebet ocupa a terceira a posição no ranking de ministros populares na Câmara, com 47% de menções positivas, 30% regulares e 20% negativas.
O ministro da Fazenda, Fernando Hadddad (PT), é o titular de pasta na Esplanada dos Ministérios mais popular entre os deputados federais da atual legislatura. Ele é avaliado positivamente por 52% dos integrantes da Câmara dos Deputados consultados. No sentido oposto, 20% consideram negativa sua gestão, e 24%, regular.
Na sequência, aparece o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), avaliado positivamente por 48% dos parlamentares entrevistados e negativamente por 34%. Outros 15% consideram a atuação do ex-governador do Maranhão regular.
Simone está, junto com Haddad, do menor patamar de rejeição entre os seis nomes de ministros testados pela pesquisa.
Ainda segundo o InfoMoney, dividindo ideologicamente os parlamentares em função dos partidos que representam, é Dino quem lidera as preferências no campo da esquerda, com 96% de avaliações positivas e nenhuma negativa. Ele, por outro lado, é o mais rejeitado pela direita: 74%.
Já Haddad aparece na segunda colocação entre os ministros mais populares no campo da esquerda, com 83% e 4%, respectivamente. Enquanto Tebet é elogiada por 75% e criticada por 2%. Na direita, os dois são rejeitados por 46% e 42%, respectivamente.