Salvador é uma cidade feminina, lugar de mulheres guerreiras, das matriarcas e zeladoras das tradições africana, berço da religiosidade, lugar de mulheres que continuam lutando pelo fim da intolerância religiosa, mesmo após 127 anos da abolição da escravatura. Por isso, o bloco A Mulherada escolheu como tema do Carnaval 2015, “O orixá da liberdade – Iansã, Deusa dos Raios”, por este orixá feminino significar a imagem das mulheres guerreiras, lutadoras e acima de tudo vencedoras, para representar todas as mulheres negras no Brasil. O bloco A Mulherada vai sair na quinta-feira de abertura do Carnaval no circuito Osmar, com cerca de 500 participantes, formado por integrantes de ações sociais.
Já no domingo, A Mulherada vai sair no Cirtuito Barra Ondina, com trio elétrico e banda show tendo como vocalistas Amanda Mattos, Jô Santê e Barbara Franco. O bloco vai promover uma volta à África, em uma viagem ancestral para contar a história de Iansã , com ala de baianas paramentadas e dançarinas valorizando a cultura afro descendente, ao som dos tambores em respeito a todo sincretismo religioso que ela simboliza , retratando através das músicas a bravura as mulheres negras que defendem o combate a intolerância, as descriminações e preservação da nossa cultura.
A Mulherada vai demonstrar através do Orixá Iansã a importância das negras donas da transformação, que hoje ocupam espaços de poder e decisão, combatendo todas formas de discriminação, Intolerância religiosa e violência, com alegorias e estandartes com imagens das homenageadas: Benedita da Silva, Idialeda Salgado, Arany Santana, Celia Sacramento, Luiza Bairros, Mãe Estella, Mãe Hilda, Mãe Nice, Ivete Sacramento, Luislinda Valois, Margareth Menezes, Alcione, Leci Brandão, Militante Iracema Souza Santos, dentre outras. Bloco A Mulherada – O bloco A Mulherada tem sua trajetória iniciada em 1994, animando as principais praças do Pelourinho. Desfilou pela primeira vez no Carnaval em 2001 e, desde então, faz a alegria dos foliões com muito suingue e beleza. O bloco é uma das atrações da noite no Circuito Osmar, o mais tradicional da folia em Salvador.
Fonte: Tribuna da Bahia
Crédito da foto: fotospublicas.com