Anúncio foi feito nesta segunda (16); indicação de Carboni havia gerado manifestações contrárias. Nome de Cleber Mata também foi anunciado como secretário de Comunicação.

Quatro dias após nomear homem como interino da Secretaria da Mulher, Ratinho Junior confirma deputada federal para comando da pasta — Foto: Divulgação/AEN
Quatro dias após nomear um homem como interino para chefiar a Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta segunda-feira (16) a deputada federal eleita pelo Paraná Leandre, do mesmo partido, como chefe da pasta.
Ela deve assumir o cargo ainda nesta segunda, de acordo com o governo estadual.
No mesmo anúncio, Ratinho Junior confirmou a nomeação do jornalista Cleber Mata como secretário de Comunicação. Conheça abaixo os secretários.

Ratinho Junior confirmou a nomeação do jornalista Cleber Mata como secretário de Comunicação — Foto: Divulgação/AEN
Com as confirmações, o Paraná tem definido os 36 ocupantes de secretarias, autarquias e órgãos da administração pública estadual.
Homem como interino
Em Diário Oficial na última quinta-feira (12), o governador Ratinho Junior anunciou o atual secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, como secretário interino da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná.
Questionado pelo g1, o governo estadual afirmou que a nomeação foi necessária “para dar andamento a questões burocráticas, já que a pasta foi desmembrada da que Carboni estava à frente, a antiga Secretária de Justiça, Família e Trabalho”.
Garantiu também que uma mulher comandaria a pasta, mas ainda no domingo (16) afirmou que não tinha previsão de quando isso seria feito.

Rogério Carboni acumulará três pastas temporariamente no Paraná — Foto: Albari Rosa/AEN
Ainda na Secretaria da Mulher, um homem foi indicado por Ratinho Junior para o cargo de diretor, logo abaixo do líder da pasta.
O ex-deputado estadual cassado Fernando Francischini e outros dois homens também foram nomeados para cargos de chefia. Na mesma função, apenas uma mulher foi indicada para a pasta.
Conheça os novos secretários
Leandre Dal Ponte
Natural de Pato Branco, Leandre Dal Ponte é deputada federal e foi reeleita para o terceiro mandato nas eleições de 2022. Já atuou como procuradora Mulher na Câmara dos Deputados e atualmente ocupa o cargo de procuradora adjunta.
Entre os trabalhos realizados, criou procuradorias da mulher nos legislativos do estado, assim como na Assembleia Legislativa.
Em Brasília, na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão Externa do Envelhecimento Saudável e participou como titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).