Atividade foi marco importante para alinhar estratégias de atuação das mulheres verdes para os próximos anos
Com a participação de dirigentes nacionais, deputadas estaduais eleitas, e integrantes da Executiva Nacional que foram candidatas, o evento híbrido “Análise de Conjuntura das Eleições 2022”, foi realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, em Brasília, e buscou estimular e promover internamente, entre a militância do Partido Verde, o debate e a apresentação de resultados do desempenho das mulheres verdes nas eleições de 2022. A fim de estimular a participação de todos e todas, o espaço de debate foi híbrido, com disponibilização de sala exclusiva e reservada por meio da ferramenta Zoom.
Na abertura do evento, a secretária nacional do PV Mulher, Shirley Torres, deu as boas-vindas às presentes e agradeceu às participações dos homens presentes: José Luiz Penna, presidente nacional do PV; Reynaldo Nunes, secretário de finanças; Eduardo Brandão, presidente do PV-DF; Gustavo Lobo Gama, secretário nacional de Juventude; e do advogado Lauro de Moraes, integrante da equipe técnica de advogados da secretária jurídica do PV Nacional, Vera Motta.

Shirley Torres, secretária nacional do PV Mulher, durante sua fala no evento.
“Este encontro é muito importante para todas nós, pois teremos a oportunidade de discutir quais são as perspectivas para os próximos anos, tendo em vista que saímos do cativeiro, depois de quatro anos de um governo genocida e criminoso”, disse Torres, que destacou para as parceiras presentes: “vamos voltar a sorrir com a eleição do presidente Lula. A secretária nacional destacou, ainda, os compromissos que todas tenham que é o de eleger mais mulheres e trazer mulheres eleitas com mandato. É fundamentar ampliar o número de prefeitas e vereadoras, além das secretárias estaduais do PV”, defendeu Shirley.
Em seguida, Penna fez uma retrospectiva da atuação do partido ao longo do mandato de Bolsonaro. Para ele, esta foi a eleição foi polarizada entre democratas e fascistas. “Precisamos valorizar nosso trabalho. Não tinha espaço: ou era a defesa da democracia, ou o fascismo. Tínhamos tudo para perder e viramos o jogo. Viemos num caminho mais do que certo para a sociedade brasileira que é o governo Lula.”
Em seguida, o líder dos Verdes deu informes sobre o surgimento e a aprovação da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) integrada por PV, PT e PCdoB. “O PV está na coordenação política da transição. Vamos colaborar no que der. Devemos nos posicionar para mostrar onde podemos ajudar por meio dos nossos interesses e conhecimentos nas áreas de meio ambiente, turismo, cultura, esporte e planejamento. Temos que pensar no futuro é que nós já teremos eleições em 2024, precisamos entender que com a federação o perfil é outro. Temos que ter unidade para ganhar, pois todos nós esperamos que a realidade econômica no Brasil melhore para os próximos anos”, encerrou.
Em seguida, as verdes iniciaram suas apresentações. A primeira foi a secretária nacional de assuntos jurídicos do Partido Verde, Vera Motta, que agradeceu o encontro e relembrou a sustentação oral feita por ela contra a política ambiental do governo Bolsonaro, em abril de 2022, durante o chamado mês verde, da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 54, ambas relatadas pela ministra Cármen Lúcia. “E por falar de, nós, mulheres, demos um show de bola no STF. As ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber destacaram a Pauta Verde e adoração de ações para fortalecer a preservação ambiental.” Ao reforçar para as verdes que “para sermos conhecidas pela sociedade é fundamental defender o proposito do PV”, Motta evoca o conceito de que “o PV é um instrumento de ecologia política”.
Rosane Ferreira é integrante da Executiva Nacional e concorreu ao Senado no Paraná, conquistando mais de 475 mil votos na disputa com o ex-ministro Sérgio Moro. Ela defendeu que as companheiras do encontro sejam “realistas e esperançosas para discutir erros e acertos e, principalmente, discutir as coisas que não podemos abdicar no governo Lula, as coisas que realmente nos são caras”.
As deputadas estaduais eleitas Liliane Abreu (PV-AP) e Eudiane Macedo (PV-RN) também estiveram presentes. Abreu destacou que concorreu pela primeira vez sendo eleita com 7.202 votos e colocou o estado
Renata Fortes, que também foi candidata a deputada distrital, parabenizou Shirley Torres pela convocação e informou a todas o papel do então candidato a governador do DF, Leandro Grass, durante a campanha e defendeu ao presidente Penna a Federação: “nós acertamos o lado. Estamos no lado certo da história.” Michelle Salles, candidata a deputada distrital (PV-DF), Larissa (PV-DF), assessora, também participaram da atividade.
Priscila Manso, comunicação PV Nacional, defendeu a realização de eventos, pois, para ela, os encontros são importantes para a realização de análises de conjuntura. Adelaide Braga, membra do Diretório Nacional e integrante da Executiva Estadual (PV-CE), agradeceu à secretária nacional a realização do encontro. Raissa Tomaz defendeu que o PV continue representando os “valores tão importantes para a nossa sociedade”.
Na sequência, Sandra Menezes, vice-presidenta do PV Nacional, fez um relato sobre o processo da campanha no estado de Alagoas. Dora Cordeiro, secretária nacional de Diversidade e Direitos Humanos, ressaltou o orgulho de ser filha e neta de nordestinas, diante do papel que a região desempenhou na vitória do presidente Lula.
Reynaldo Nunes afirmou que a federação foi muito importante para o PV e que o partido desempenhou papel decisivo na construção da federação. Ele destacou ainda que o PV cumpriu exemplarmente a cota de destinação do FEFC para as mulheres, chegando a destinar mais 40% dos recursos.
Teresa Britto, vice-presidenta do PV Nacional, reconheceu que “falar de meio ambiente em meio à crise não é fácil, as pessoas querem comida. Por isso dizem que nós, verdes, somos loucos”. Cris do PV, candidata a deputada federal no Amapá, disse que concorrer a uma eleição foi uma experiência ímpar. Regina Gonçalves, que também concorreu a federal, só que pelo estado de São Paulo, reconheceu e parabenizou o PV pelo acerto ao ingressar na FE. Para ela é importante o partido definir metas para “discutir o tema da habitação com a adoção de critérios sustentáveis, com recorte num quadro de cidades”. De acordo com Gonçalves, é urgente reconquistar o eleitorado do Sudeste do Sul, regiões que demonstram um perfil mais fascistas se comparado aos do Norte e Nordeste.

Mariana Perin, secretária nacional do PV Nacional, durante o encontro de Análise de Conjuntura.
Encerrando a participação das presentes, Mariana Perin, secretária nacional do PV Nacional, destacou o papel da comunicação na vitória de Lula: “eu enxergo três pontos que contibuiram para a nossa vitória e retomada da democracia. Termos um candidato que é fã de Pantanal (novela exibida à época na Rede Globo), e as entradas do influencer Felipe Neto e do deputado André Janones, que ofereceram um dinamismo na forma de comunicar, eque combateram de forma brilhante as fake news.”
No segundo dia de atividades, as mulheres verdes debateram sobre o governo de transição e questionam a falta do Partido Verde nas iniciativas da transição, principalmente nas pautas ambientais, já que foi feito uma federação. Para elas, a questão ambiental é transversal. “Ela não é só políticas públicas”, defendeu Regina Gonçalves.
As companheiras Shirley Torres, Secretária Nacional, Teresa Brito, Cris Vasconcelos, Rosane Ferreira,
Regina Gonçalves, Renata Fortes, compartilharam relatos das dificuldades, aprendizados, dores e vitórias durante o processo eleitoral que cada uma enfrentou.
No terceiro e último dia, foi a vez das deputadas estaduais eleitas compartilharem com as mulheres do PV Mulher os detalhes, os desafios e as conquistas que cada uma enfrentou na corrida eleitoral até a tão sonhada eleição.
A conversa começou com Eudiane Macedo deputada estadual reeleita no Rio Grande do Norte.
Em seguida, foi a vez de Liliane Abreu deputada estadual eleita no Amapá. Por fim, Lohanna França deputada estadual eleita por Minas Gerais.
Para ver fotos do encontro, clique aqui: https://www.flickr.com/photos/137744019@N03/albums