Mulheres empreendedoras no Brasil — Foto: NSC TV/Reprodução
Apesar disso, são elas que ainda lideram os índices de desemprego no país: 14,9% das pessoas sem emprego são mulheres e 12%, homens.
No Brasil, 48,7% das famílias são chefiadas por mulheres, segundo estudo feito pelo Grupo Globo. A pesquisa apresentou uma série de dados sobre o papel da mulher brasileira dentro e fora do mercado de trabalho e mostrou que, embora elas sejam maioria com ensino superior, ainda lideram os índices de desemprego no país: 14,9% das pessoas sem emprego são mulheres e 12%, homens.
“Nos momentos que eu consigo, que ele está bem, eu coloco a minha energia. Quando ele está precisando de mim, coloco o pezinho no freio e continuo sendo mãe empreendedora”, diz Natália de Souza Rodrigues Berner.
Natália integra os quase 50% das chefes de família apontados na pesquisa. Ela conta que durante anos trabalhou dentro de uma fábrica. Quando o filho nasceu, porém, decidiu mudar e realizar um sonho que já carregava consigo: abrir o próprio negócio, um ateliê onde vende plantas e dá curadoria de paisagismo.
“Foi aí [com nascimento do filho] que eu percebi que o meu lugar não era no mundo corporativo, mas ter um espaço aonde eu conseguisse conciliar as duas atividades”, contou.
A chocolate maker Amanda Magalhães Schneider também reforça o time das mães empreendedoras. Ela fabrica e vende chocolates em uma sala alugada em São José, na Grande Florianópolis. A vontade de empreender sempre existiu, mas foi só depois que o filho nasceu que conseguiu transformar essa vontade em realidade.
“A maternidade me deu força pra isso, pra empreender e seguir no meu sonho. Porque eu empreendi pensando muito mais em mim, pra eu estar bem com ele e com a minha família, mas principalmente por mim”, disse.
Hoje ela produz em média 50kg de chocolates por mês e atende clientes até de fora do estado.
“Eu sai do emprego onde eu trabalhava, fiquei um tempo só para eu me organizar e decidir realmente qual caminho que eu ia seguir. Eu realmente me apaixonei pelo chocolate barra, então eu vi uma oportunidade de abrir meu próprio negócio, usar todo o conhecimento que eu já tenho dentro do design e dentro de uma indústria pra minha própria empresa”, revelou.
Segundo Marieli Aline Musskopf, analista de negócios do Sebrae SC, a maternidade acaba sendo uma alavanca para muitas mulheres que buscam novas condições de trabalho e maior flexibilidade para estar com os filhos: “É uma das formas dela alcançar, através do empreendedorismo, ela tendo a sua empresa”, explicou.
Fonte: G1