Começaram hoje (18) as oficinas gratuitas de cerâmica artesanal para mulheres quilombolas, promovidas pela Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina, em Cabo Frio. A iniciativa faz parte do projeto “Cooperativa de Mulheres do Quilombo Maria Joaquina” e busca promover inclusão produtiva e fortalecimento comunitário por meio da arte.
As aulas terão duração de cinco meses, com encontros duas vezes por semana, sempre às segundas-feiras, em dois turnos: 14h às 15h e 15h às 16h, na sede da Associação, localizada na Rua Justiniano de Souza, nº 10, bairro Maria Joaquina.
Para Landina Maria, presidente da Associação, o projeto valoriza as mulheres quilombolas e fortalece os laços comunitários. “As mulheres são o nosso público porque, na maioria das vezes, chefiam as casas, cuidam das famílias e ainda ficam expostas à violência doméstica. A cerâmica fortalece esses vínculos e oferece oportunidades de geração de renda”, afirma.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, via Edital de Chamada Pública nº 04/2025, e é realizado com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Fonte: O Dia





