O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), em parceria com o Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), lança neste mês um curso on-line sobre violência política de gênero e raça nos meios digitais. O objetivo é fornecer orientações para mulheres em posições de poder e suas assessorias sobre como lidar com ataques políticos digitais.
A deputada Iza Arruda (MDB-PE), coordenadora do observatório, esteve ao vivo na última quinta-feira (7), às 19h, para o lançamento do curso, acompanhada dos representantes das instituições parceiras.
O curso é voltado para mulheres que ocupam cargos de liderança e já foram vítimas de violência política digital, como parlamentares, prefeitas, governadoras, assessoras, ativistas e jornalistas. Também será aberto para pessoas interessadas no tema, como apoiadores dessas lideranças femininas no enfrentamento de ataques.
Durante a formação, as participantes aprenderão a identificar e monitorar ataques on-line, coletar e preservar provas de maneira adequada, montar casos jurídicos e oferecer orientação e apoio às vítimas no acesso à justiça.
Estrutura do Curso
O curso será realizado em duas aulas síncronas on-line, nos dias 21 e 25 de agosto, às 19h. As demais aulas serão assíncronas, compostas por vídeos e material de apoio, podendo ser assistidas até o dia 5 de outubro de 2025. Para receber o certificado, os participantes precisarão completar uma avaliação ao final do curso.
Inscrições
As inscrições para a primeira turma, limitada a 100 vagas, podem ser feitas através do link: Inscrição para o curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: secmulher.onmp@camara.leg.br.
Fonte: Câmara dos Deputados





