O presidente executivo do maior site de moda online da Europa anunciou que pretende renunciar ao cargo porque “as ambições profissionais de sua esposa devem ser prioridade”.
Rubin Ritter é co-presidente executivo da Zalando desde 2010.
A empresa, que começou como uma start-up com sede em Berlim há 12 anos, hoje tem 36 milhões de clientes e registrou receita de € 1,85 bilhão (R$ 11 bilhões) no último trimestre.
Ritter vai deixar o cargo em maio, abreviando um contrato que iria até o final de 2023.
“Minha esposa e eu concordamos que, nos próximos anos, suas ambições profissionais devem ter prioridade”, disse Ritter em um comunicado.
“Quero dedicar mais tempo à minha crescente família. Depois de mais de 11 anos incríveis em que a Zalando foi a minha prioridade, sinto que é hora de dar uma nova direção à minha vida.”
Procurada, a empresa não divulgou o nome da esposa de Ritter ou sua profissão. Mas informou que o casal tem um filho e espera outro para o início de 2021.
Ritter, de 38 anos, ganhou € 6,8 milhões (R$ 42 milhões) em 2019 e € 20,2 milhões (R$ 126 milhões) em 2018, o que o torna um dos executivos mais bem pagos da Alemanha.
Os outros dois chefes da Zalando, Robert Gentz e David Schneider, continuarão na liderança, segundo a empresa.
Ritter vinha liderando esforços para aumentar a igualdade de gêneros na Zalando, que vende produtos de moda e beleza em 17 países.
Atualmente, nenhuma mulher faz parte do conselho de administração, e a disparidade salarial entre homens e mulheres é de 22%, ligeiramente maior do que a média nacional na Alemanha.
Em novembro, Ritter disse que a varejista estava progredindo em seu objetivo de alcançar uma representação equilibrada em níveis superiores de gestão até 2023.
“Embora a transformação leve tempo e ainda estejamos no início de nossa jornada, nosso progresso indica que estamos nos movendo na direção certa”, disse Ritter.
O executivo foi responsável pela estratégia e comunicação da equipe de gestão, e também foi diretor financeiro da empresa até o ano passado.
Sobre a decisão de Ritter, Gentz afirmou: “Quando começamos a enviar os primeiros sapatos para os nossos clientes do porão do nosso escritório, não sabíamos até onde essa jornada nos levaria. É impossível exagerar o impacto de Rubin no sucesso da Zalando”.
Fonte: Brasil