A Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Verde (PV Mulher) se solidariza com as vítimas atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho/ MG, seus familiares e toda a população do município. É a segunda vez que a empresa de mineração, Vale, comete o mesmo crime ambiental ocasionando centenas de mortes, desaparecidos e destruindo a fauna, a flora e os rios da região.
O PV Mulher acompanha os resgates e as investigações sobre os responsáveis por tamanha tragédia. A Secretaria de Mulheres espera que a empresa e seus administradores sejam punidos rigorosamente, pois são reincidentes, que as leis ambientais sejam respeitadas e que haja maior fiscalização do Estado.
Especialistas dizem que o tipo de barragem usada pela mineradora se mostrou ineficaz e insegura e ainda existem 88 espalhadas pelo Brasil. É necessário um Marco Regulatório da Mineração comprometido com a segurança das pessoas e do meio ambiente e empresas que não pensem apenas em lucro quando o que se está em jogo é a vida.
Nós, mulheres do Partido Verde, continuaremos lutando dentro e fora do parlamento por uma vida mais digna a toda a população e respeito ao meio ambiente.
Shirley Torres de Araújo
Secretária Nacional de Mulheres do Partido Verde