As mulheres do Partido Verde repudiam o estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos que ocorreu na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um vídeo e fotos da jovem nua e desacordada foram divulgados na internet pelos agressores. O PVMulher reforça que a culpa nunca é da vítima e que é de extrema urgência combater a cultura do estupro que normatiza a violência contra as mulheres desde a “cantada” na rua, passando pela “porn vingance” que é o
compartilhamento de vídeos e/ou fotos na internet que culmina com o estupro.
O PV Mulher se solidariza coma vítima, a família e espera que seja feita justiça e que os culpados sejam punidos. Mulheres Verdes coloquem seus nomes e compartilhem nas suas redes sociais em apoio.
No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, mas apenas 35% dos crimes são registados nas delegacias, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que 70% das vítimas são crianças e adolescentes e que 70% dos estupradores são conhecidos das vítimas.
Os dados demonstram que a sociedade brasileira é machista e vê a mulher como um objeto sexual e, não, um ser humano que merece respeito e tem direitos iguais. A obrigação de combater a violência contra a mulher é de todos homens e mulheres e em qualquer lugar dentro de casa, nas escolas, universidades, no trabalho e nas ruas.