Márcia Lopes também defende mais representatividade feminina nas eleições de 2026
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, repudiou com veemência os recentes casos de violência contra mulheres no Brasil, destacando o episódio de uma mulher brutalmente espancada pelo namorado em Natal (RN), que recebeu mais de 60 socos. A declaração foi feita nesta quinta-feira (31), durante sua participação no programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Nos estarrecemos com tamanha crueldade. Precisamos garantir que mulheres tenham segurança para denunciar, receber orientação adequada e acolhimento digno”, afirmou a ministra ao comentar o caso.
A fala de Márcia Lopes reforça a importância da campanha Agosto Lilás, que promove ações de combate à violência de gênero e busca conscientizar a sociedade sobre os mecanismos de proteção às mulheres.
Mais mulheres na política em 2026
Durante a entrevista, a ministra também destacou a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão política, principalmente nas eleições de 2026. “Precisamos romper as barreiras que ainda limitam a participação política das mulheres. Representatividade importa e transforma realidades”, declarou.
Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Márcia Lopes ainda adiantou informações sobre a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada no final de setembro. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o encontro reunirá representantes da sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos para discutir estratégias e propor diretrizes que fortaleçam os direitos das mulheres.
“A Conferência é uma construção coletiva para avançarmos nas políticas públicas que asseguram igualdade, justiça e proteção para todas as brasileiras”, concluiu a ministra.
Fonte: Agência Brasil