Cantora vai passar por BH, Contagem e Mariana a partir desta quarta-feira (27); na sexta (29), ela vai lançar programa federal de incentivo a atividades artísticas regionais
O Ministério da Cultura escolheu Belo Horizonte para sediar o lançamento do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). A cerimônia, agendada para a sexta-feira (29), terá a presença da titular da pasta, a cantora Margareth Menezes. O evento vai acontecer no Teatro Francisco Nunes, que fica nas dependências do Parque Municipal, no Centro.
Os comitês vão ser montados regionalmente a ideia é que sirvam, por exemplo, como espaço para a montagem de projetos e parcerias artísticas.
“O objetivo geral dos Comitês de Cultura é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, potencializar e fazer com que as pessoas conheçam a riqueza e a diversidade do que é produzido culturalmente em todas as regiões do país, fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, disse a ministra.
O edital que vai subsidiar a formação dos comitês de cultura é fruto de promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral do ano passado.
“A gente não vai apenas recriar o Ministério da Cultura. A minha ideia é criar comitês culturais em todos os estados do País para que a gente possa democratizar o acesso à cultura e a participação social”, garantiu, à época.
Margareth Menezes deve desembarcar em Minas Gerais no dia 27, 48 horas antes do lançamento do PNCC. Ela vai aproveitar a visita ao estado para ir até Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e visitar a Comunidade dos Arturos. Ao lado da prefeita da cidade, Marília Campos (PT), a ministra vai participar da assinatura da Lei Cultura Viva Municipal.
A chefe da pasta de Cultura vai passar, também, por Mariana, na Região Central do estado. Lá, ela irá à inauguração da Igreja São Francisco e do Museu da Cidade. Na quinta-feira (28), o município deve sediar um encontro entre a ministra e prefeitos mineiros.
Semana sem Lula
A visita de Margareth Menezes vai acontecer em uma semana em que petistas de Minas esperavam se encontrar com o presidente Lula. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), chegou a anunciar viagens do chefe do Executivo a BH e ao Norte do estado.
O agravamento de dores sentidas por ele no quadril, porém, adiou os planos.