Como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional para incentivar o ato da doação. Com o tema “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”, a ação é direcionada para conscientizar sobre a importância do leite materno doado aos bebês prematuros.
A campanha, organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, tem como objetivo aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para os recém-nascidos. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no País.
Para ajudar a propagar as informações, o Ministério da Saúde convidou blogueiras especializadas no assunto maternidade para gravarem vídeos, publicarem em seus blogs nas redes sociais dados importantes e suas experiências como doadoras de leite. Thalita Campedelli,Roseane Guimarães e Priscila Sodré fazem parte do time de apoiadoras digitais que tiveram oportunidade de participar da coletiva de imprensa que lançou a campanha.
Roseane Guimarães, do Canal Éramos Dois, ressaltou em um dos vídeos gravados em apoio à campanha, a importância da doação e do convite feito pelo Ministério da Saúde. “Estou muito feliz de ter oportunidade, e esse incentivo do Ministério da Saúde, para bater um papo sobre o ato de doar leite materno”. Com mais de 2 milhões de visualizações em seu canal do Youtube, a mãe da Rafaella de 7 meses mostrou em seu canal na rede social de vídeos e em seu blog detalhes da coletiva de imprensa e um depoimento emocionado sobre a experiência com amamentação e fatos sobre a doação de leite.
Thalita Campedelli também fez parte do time de apoiadoras digitais da campanha. Além de mostrar detalhes do evento de lançamento da campanha, ela gravou um depoimento sobre a doação de leite. Mãe de três crianças, Thalita doou leite nas três gestações e dividiu experiências. “Eu adoro este assunto. E quando as pessoas descobrem que eu doei, sempre recebo muitas perguntas. Logo no meu primeiro pós-parto fui orientada pelo banco de leite a fazer a ordenha e caso eu quisesse doar fui direcionada e me deram as informações necessárias”.
Em seu depoimento no Youtube Thalita contou como o Banco de Leite a ajudou a tirar dúvidas na doação. “Logo que minha filha Nina nasceu fiquei doente e tive que tomar antibiótico. Me ligavam sempre do banco de leite para combinar a retirada da doação. E naquela semana eu falei que não ia doar leite porque eu estava tomando remédio. A enfermeira do banco de leite perguntou o medicamento que eu estava usando e me falou que aquele medicamento não impedia a doação, e que sempre que eu tomasse um medicamento eu poderia entrar em contato para tirar minhas dúvidas. Achei isso muito positivo. Como estou no terceiro filho, já tive muitas experiências com o banco de leite e eles me ajudaram em diversos momentos”, conta.
Assista aos vídeos gravados por Thalita.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Por isso, se você está amamentado e quer doar, procure o banco de leite humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136. Seu gesto significa a vida para uma criança.
Fonte: Blog da Saúde