No mês do Agosto Dourado, que valoriza e celebra o aleitamento materno, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reafirma seu compromisso com o cuidado às mulheres no serviço público por meio da ampliação das Salas de Amamentação. A iniciativa visa garantir ambientes acolhedores e seguros para servidoras, colaboradoras e trabalhadoras terceirizadas que retornam da licença-maternidade e precisam amamentar ou realizar a ordenha durante a jornada de trabalho.
A política, implementada em 2024, integra o projeto ColaboraGov, que propõe uma nova forma de organizar os serviços de apoio nos ministérios, priorizando uma atuação mais colaborativa e centrada no cuidado com as pessoas.
A primeira Sala de Amamentação foi inaugurada no Bloco C, em Brasília, e já atende mães dos Ministérios da Gestão, das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas, do Desenvolvimento Agrário e Familiar, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A próxima unidade está em fase de implantação no Bloco K, aguardando a aquisição de mobiliário e equipamentos.
Além disso, neste mês de agosto, será aberta uma Intenção de Registro de Preços, permitindo que outros órgãos interessados possam aderir à iniciativa e estruturar suas próprias salas com padrão de qualidade, conforto e acolhimento.
Infraestrutura que cuida
Cada Sala de Amamentação é planejada com foco na saúde materno-infantil e na dignidade do cuidado. Os espaços contam com:
-
Cabines individuais com poltronas de amamentação;
-
Climatização;
-
Refrigeradores com termômetro digital para armazenamento do leite;
-
Micro-ondas e esterilizadores de mamadeiras;
-
Trocador de fraldas e pia para higienização;
-
Utensílios de apoio pensados para o bem-estar da mãe e da criança.
Políticas que fortalecem a igualdade de gênero
Garantir que mães possam exercer seus direitos em espaços de trabalho com estrutura adequada é parte fundamental de uma política pública comprometida com a igualdade de gênero, a valorização da maternidade e o respeito à saúde das mulheres e das crianças.
Fonte: Agência GOV





