O prefeito de Teresina, Firmino Filho, sancionou a lei nº 4774/2015, de autoria da vereadora Teresa Britto (PV), que institui a política de captação de água da chuva. A norma vai instituir diretrizes e instrumentos para estimular a utilização dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável com o aproveitamento e reuso da água. A lei entra em vigor em novembro deste ano.
Segundo o texto do projeto, a Prefeitura aplicará procedimentos para que as águas pluviais, que caem sobre os telhados, pátios e outras superfícies sejam canalizadas e guardadas em reservatórios, cisternas e caixas d’água, evitando seu escoamento superficial para outros locais ou redes de coleta pluvial.
De acordo com a autora do projeto, vereadora Teresa Britto, a norma visa estimular o Poder Público quanto à sustentabilidade e conscientizar tanto os servidores municipais como os cidadãos quanto ao uso consciente da água.
“A captação da água da chuva é uma importante medida em benefício do meio ambiente e vários municípios já adotaram essa medida. Nossa cidade precisa se adequar aos padrões de sustentabilidade e a lei chega como uma ferramenta a mais para ajudar nessa conscientização. A Prefeitura deve fazer a sua parte com as campanhas educativas e o cidadão também, por aplicar as medidas para a captação da água”, comentou Tereza Britto.
Aqui você pode conferir o projeto de lei de autoria da vereadora Teresa Britto ( PV-PI)
Fonte : Cidade Verde