A medicina faz pressão para que a indústria farmacêutica fabrique medicamentos que levem em conta as características particulares de cada organismo.
As últimas descobertas da medicina indicam que tratar o homem e a mulher com os mesmos remédios pode ser um erro com consequências de grandes proporções porque os dois organismos reagem de maneiras distintas. O que é bom para um, não necessariamente faz bem ao outro.
Os detalhes estão nesta edição do Futurando. Vamos falar ainda de como a dança pode ser um bom remédio até para doenças como o Mal de Parkinson. Foi o que revelou um estudo da Universidade de Ruhr, na Alemanha. Os neurocientistas descobriram que nem é preciso dançar todo dia para obter efeitos positivos. O programa apresenta ainda as técnicas de psicólogos criminalistas para detectar quando alguém diz uma mentira.
A avaliação dos profissionais, ao contrário do que se imagina, não leva em conta somente o nervosismo e as reações físicas. Para quem pensa que esse tipo de comportamento é só humano, o Futurando traz uma reportagem sobre como os bichos usam a natureza do próprio corpo para, por exemplo, enganar a presa. Ou ainda trapacear na disputa por comida.
São muitos os truques de sobrevivência. Mas tem animal que está de verdade precisando de ajuda. É o caso dos guepardos. A população deles diminuiu drasticamente na África. A principal ameaça vem dos agricultores, que matam os bichos para proteger o rebanho. Há um possível caminho para salvar a espécie. A reportagem completa você confere no Futurando. O programa O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.
O programa é exibido no Brasil pelo Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.
Fonte: UOL
Fonte: Panorama Farmacêutico