A Lei Maria da Penha é considerada a terceira melhor do mundo no combate a violência contra a mulher
Segunda-feira, 10 de outubro de 2016. Hoje é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Uma data que nasceu na década de criação do nosso Viva Maria, ou seja, nos anos 1980, quando o movimento de mulheres ganhava as ruas e praças para denunciar o aumento dos crimes contra as mulheres em todo o país.
E foi justo em 10 de outubro de 1980 que feministas de São Paulo ousaram ocupar as escadarias do Teatro Municipal da capital paulistana para manifestar seu total repúdio à violência. Mal sabiam que 36 anos mais tarde estaríamos aqui lembrando não só o pioneirismo dessas guerreiras como também uma das maiores conquistas das mulheres do Brasil no enfrentamento à violência doméstica.
Taí o recado do Conselho Nacional de Justiça que faz questão de nos lembrar que há dez anos nosso país tem uma lei considerada a terceira melhor do mundo!
Taí Tião Simpatia cantando a lei que é uma homenagem à mulher que lhe empresta o nome. Essa mulher coragem que empresta o nome à Lei 11.340 de 2006, que é considerada um marco no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. Que tanto quanto aquelas que a partir da existência dessa lei conseguiram coragem para vencer a violência.
Clique no player acima e confira a coluna radiofônica Viva Maria, apresentada por Mara Régia.
Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.
Fonte: EBC