
Rio de Janeiro – Estátua da escritora Clarice Lispector e seu cão Ulisses no Leme. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
O escultor Edgar Duvivier fez uma escultura de Clarice Lispector (1920-1977), inaugurada no último domingo (15), no bairro do Leme, zona sul do Rio de Janeiro. Trata-se da primeira estátua de uma artista mulher no Rio. Ficou belíssima:
Mesmo sem patrocínio, Duvivier seguiu em frente com a ideia de instalar a peça. Ele e seu filho, o ator e escritor Gregorio Duvivier, segundo o Globo, pagaram do bolso os R$ 90 mil para viabilizar a homenagem a um dos principais nomes da literatura brasileira. O artistavendeu maquetes da obra para isso. No início de maio, miniaturas da estátua, cujas vendas ajudaram a financiá-la, foram furtadas de uma marmoraria. Mas isso não impediu a conclusão da empreitada.
O vídeo abaixo mostra o amor e carinho que o escultor de 61 anos teve ao fazer a peça:
Parece que ele se apegou de verdade ao que criou:
O Leme foi escolhido pois Clarice viveu nele durante 12 anos. Clarice Lispector e seu Cão Ulisses foi instalada na mureta próxima ao Posto 1:

A obra é fruto de um esforço coletivo. Teresa Monteiro, biógrafa da escritora e organizadora do livro Minhas Queridas, junto da atrizBeth Goulart, que interpreta a imortal das letras brasileiras há cinco anos na peça Simplesmente Eu, Clarice Lispector, fizeram um abaixo-assinado, pedindo a instalação da obra.
O Leme ficou ainda mais lindo. E a memória de Clarice ganhou mais uma homenagem digna.