Em mais um evento do Encontro Estadual, desta vez em Alagoas, no último sábado, 29, a Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Verde abordou sobre a importância da participação feminina nas eleições de 2024.
No último sábado, 29, a Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Verde, cumprindo o planejamento de 2023, promoveu mais um encontro estadual, desta vez no estado de Alagoas. Esteve presente nesta reunião a secretária nacional de mulheres do PV, Shirley Torres; a secretária estadual de Alagoas, Maria Rejane Galvão; a vice-presidente do PV Nacional e presidente do partido em Alagoas, Sandra Menezes; a secretária estadual de Roraima, Betânia Almeida e a membra da executiva nacional e assessora de comunicação do PV Mulher, Tatiana Wehb.
O espaço foi destinado ao debate sobre a necessidade de promover oportunidades às mulheres do estado para conhecer as iniciativas da sigla e da Secretaria Nacional de Mulheres na inclusão de mais figuras femininas na política e entender a necessidade da participação delas nos espaços de poder. “A gente pode perceber que todas as vezes que têm mulheres no poder, elas têm um olhar diferente […], um olhar para todos, um olhar que agrega. A importância do encontro é justamente esta, despertar na mulher alagoana que ela deve ser candidata. E ela tem que deixar um pouco da sua contribuição quanto à mulher no planeta para que a gente possa ter uma política voltada para as questões mais delicadas” – abordou Sandra Menezes.
Historicamente, as mulheres foram excluídas dos espaços de poder e decisão, e ainda hoje, aqui no Brasil, enfrentam barreiras para exercer plenamente seus direitos políticos. E para iniciar avanços significativos na luta pela igualdade de gênero na política, o debate com figuras femininas importantes do partido se faz necessário. Assim iniciamos também um trabalho de inspirar mais mulheres na luta pela transformação e pelos 12 valores do Partido Verde.
A promoção da igualdade de gênero na política é um dos valores fundamentais do PV Nacional. É encorajador e gratificante o trabalho ativo da secretaria no incentivo de mais mulheres dentro da política, mostrando a elas que é possível que cada mulher conquiste um espaço dentro da sociedade, seja ele na política ou fora dela.
Também existe uma necessidade em apresentar as mulheres sobre lutar pelos seus próprios direitos, transformando o País com suas próprias ações. Ou seja, a presença de mais mulheres na política não só é importante para a promoção da igualdade de gênero, mas também para ampliar a visão e a diversidade de necessidades dentro da sociedade, o que pode levar à criação de políticas públicas mais inclusivas e abrangentes para todas as minorias.
É com este objetivo que as mulheres filiadas à sigla e participantes ativas da Secretaria Nacional de Mulheres estão promovendo os Encontros Estaduais. Para que assim seja possível alcançar e inspirar mais mulheres na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.