A deputada Leandre (PV-PR) foi a entrevistada do Programa Palavra Aberta, veiculado na TV Câmara, na segunda-feira, 20. A parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, falou sobre a necessidade de se priorizar ações para melhorar a qualidade de vida da população com mais de 60 anos.
Ela ressaltou a importância da criação, em maio de 2016, de uma comissão para tratar exclusivamente dos direitos dos idosos. Antes o tema era de responsabilidade da Comissão de Seguridade Social e Família. “O envelhecimento da população é um assunto que interessa a todos nós. É um assunto urgente. Nosso país tem muitas necessidades e é preciso priorizar o tratamento dado à pessoa idosa já que essa transição demográfica tem acontecido de forma rápida e em pouco tempo cerca de 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos” ressaltou a deputada.
Leandre também falou sobre alguns projetos para melhorar a vida dos idosos e de seus familiares
Projetos
Prioridade para os cuidadores familiares na realização de cursos (PL 5889/16)
Assegura ao cuidador familiar não remunerado de pessoa em situação de dependência atendimento prioritário em programas públicos de educação profissional e de geração de emprego e renda. “ O idoso sempre foi cuidado historicamente pela sua família e principalmente pelas mulheres. Qual a valorização que tem esse cuidador familiar, informal? Nós não temos estrutura publica para dar suporte a essas pessoas”.
Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa (PL 5678/16)
A deputada Leandre apresentou uma proposta que cria o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa (PL 5678/16). O cadastro será administrado pelo Executivo Federal e reunirá dados de todas as políticas públicas voltadas aos idosos e também informações coletadas em censos relacionados ao público dessa faixa etária. “ Nós até temos os números da pessoa idosa, mas não sabemos qual o perfil dela. É uma população com muita diversidade e essa variação só vai aumentar a medida que mais brasileiros vão envelhecendo”, justificou ela.
Fonte: Com informações da Agência Câmara Notícias