Campanha ElesPorElas da ONU Mulheres dá início à nova fase para receber assinaturas e apoio de pessoas de todas as expressões de gênero. Iniciativa era exclusiva para homens e meninos. Site do movimento ganhou nova versão e tradução para o português. Embaixada da Boa Vontade, Emma Watson explica funcionamento da plataforma.
O movimento ElesPorElas — campanha da ONU Mulheres para envolver homens e meninos na luta pela igualdade de gênero — ganhou nesta semana (26) uma nova plataforma online e em português. A inauguração do portal marca a abertura da iniciativa a pessoas de todos os gêneros, que poderão apoiar com assinaturas o projeto, anteriormente exclusivo à participação de indivíduos do sexo masculino.
Com o lema “O que compartilhamos é mais importante do que o que nos separa”, a nova fase do HeForShe, nome em inglês da campanha, vai coletar informações e depoimentos sobre desigualdades entre homens e mulheres em cada país.
A plataforma conta ainda com um mapa interativo que apresenta o número de assinaturas e compromissos angariados pelo projeto em cada Estado-membro. A ideia é fornecer um rastreamento constante do impacto do movimento. No site, também serão divulgados, em tempo real, os eventos promovidos em todo o mundo e associados ao ElesPorElas.
Abrindo-se para apoiadores e apoiadoras de todas as identidades e expressões de gêneros, a ONU Mulheres espera conquistar novos aliados e ampliar a contribuição coletiva para o movimento.
Para explicar o funcionamento da nova plataforma, a agência das Nações Unidas convidou sua embaixadora da Boa Vontade, a atriz britânica Emma Watson, que participou de um vídeo promocional esclarecendo os novos recursos do movimento.
Um dos objetivos do HeForShe é promover reflexões sobre a responsabilidade que homens e meninos têm na eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da violência contra mulheres e meninas.
Apesar do apelo especial a esse público, o movimento pertence a todos e todas, pois compreende como fundamental a elaboração de uma visão compartilhada de que a igualdade de gênero é uma questão de justiça a benefício de todos os seres humanos.
Acesse aqui a plataforma ElesPorElas em português.
No Brasil, a ONU Mulheres lidera o Comitê Nacional para promover o movimento em todo o território brasileiro. O organismo é composto por representantes de governos, empresas, universidades, sociedade civil, mídia e homens públicos.
Saiba mais sobre o ElesPorElas clicando aqui.