Luciana Santos convidou entidade a participar da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e debater o projeto
Em reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, representantes da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apresentaram uma proposta para o desenvolvimento do setor de tecnologias digitais no Brasil. Intitulada “Plano Estratégico de Tecnologias Digitais para o Brasil”, a proposta traz uma avaliação do país e medidas para que o Brasil avance na área.
Segundo o presidente da Brasscom, Affonso Parga Nina, o desenvolvimento em tecnologias digitais trará impactos no crescimento sustentável brasileiro, na redução das desigualdades e projeção no contexto global. “Essa é uma proposta que vai ser construída em conjunto e está circulando nas entidades”, afirmou.
Segundo ele, o país tem como desafios a articulação entre instituições, a infraestrutura que precisa ser interiorizada, a formação de profissionais, a desigualdade no acesso aos meios digitais. A proposta tem 6 pilares: “infraestrutura para transformação digital”, “tecnologias estratégicas”, “pesquisa e inovação” “educação e capacitação digital”, “inclusão social e digital” e ”ambiente de negócios”.
A ministra Luciana Santos descreveu os eixos estratégicos estabelecidos pela pasta em maio e falou sobre os investimentos do ministério no programa Nova Indústria Brasil. A ministra elogiou a proposta da Brasscom e convidou os representantes a apresentarem o projeto em um dos eventos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em junho, em Brasília.
“Estamos realizando nossa 5ª CNCTI e essa proposta vai ao encontro do que estamos fazendo. Vamos precisar dessas sugestões no evento. Há conferências livre e eventos abertos para participação. Contem com a gente”, disse.
Também participaram do evento o diretor de Relações Institucionais da Brasscom, Sérgio Sgobbi, e o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique Miguel.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação