Ministra do Meio Ambiente fez um balanço sobre a presença do Brasil no Fórum Econômico Mundial
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o Brasil voltou à cena internacional, recuperando a credibilidade e gerando segurança aos investidores estrangeiros, ao fazer um balanço sobre a presença do Brasil no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“O Brasil volta à cena internacional, recupera a credibilidade e isso traz maior segurança para investidores, que querem ter, não só segurança jurídica, mas querem ter segurança reputacional. As pessoas não querem ver seu nome relacionado a coisas ilícitas”, disse.
A declaração ocorreu durante evento Latin America Investment Conference, do banco UBS, nesta segunda-feira (29).
Marina Silva comentou também sobre os avanços de sua pasta durante o primeiro ano do governo Lula. Ela citou a redução no desmatamento e foco em nos planos de transformação ecológica e de agricultura de baixo carbono.
“Estamos aumentando investimentos em energia renovável para que possamos ter uma matriz limpa e segura, com geração distribuída, […] ser um país que ajuda na segurança energética do planeta”, afirmou.
A análise da ministra é de que essa matriz possa atrair investimentos por parte de países que não têm a “mesma facilidade” de oferta e opções de energia.
“Ao invés de abrir uma indústria de carros em um país com dificuldade com energia, o lugar é aqui, no Brasil”.
Marina falou que vários setores — com os quais teve contato em Davos — estão interessados em investimentos no Brasil, “dizendo que o Brasil pode ser esse lugar onde o mundo encontra resposta para segurança energética, alimentar. Isso vai depender de nós, para não perder a oportunidade”.
Fonte: CNN