Mulheres vítimas de violência doméstica podem acompanhar, pelo celular, o andamento do processo judicial decorrente da Lei Maria da Penha. O aplicativo gratuito “Nísia”, lançado pelo Tribunal da Justiça de Pernambuco (TJPE) no início de agosto, pretende facilitar o acesso delas às decisões processuais. A visualização se dá através de um código fornecido pela vara judicial (veja vídeo acima).
“Elas podem, através desse aplicativo, ter acesso a todas as informações do seu processo: onde ele está, com quem está, se já foi concedida a medida protetiva, se já tem uma sentença… Essa é a forma que o TJPE encontrou para evitar que aquela mulher se desloque até a unidade”, afirmou a desembargadora Daisy Andrade.
Desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher do TJPE junto à Secretaria de Tecnologia do tribunal, o aplicativo foi lançado na semana em que a Lei Maria da Penha completa 14 anos. O nome é uma homenagem à Nísia Floresta Brasileira Augusta, educadora, escritora e poetisa que nasceu em 1810 e é considerada a primeira feminista brasileira.
Fonte: G1

Aplicativo do TJPE pode ser baixado gratuitamente no celular — Foto: Reprodução