Nísia Trindade teve 35 requerimentos de convocações e prestação de esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; Flávio Dino, alvo frequente da oposição, teve 27
Nísia Trindade, ministra da Saúde, é recordista de requerimentos de convocações, envio de informações e convites para audiências públicas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados em 2023.
Levantamento feito pela CNN aponta que a ministra foi alvo de 35 pedidos do tipo no colegiado, sendo a ministra com mais solicitações do tipo entre os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A CFFC é a responsável por opinar e cobrar prestações de contas do Presidente da República e das entidades da administração direta e indireta, incluindo a requisição de informações, relatórios, balanços e inspeções dos órgãos federais.
O colegiado costuma fazer convocações de ministros de todas as pastas para esclarecimentos dos trabalhos corriqueiros e de assuntos específicos.
Depois de Nísia, o segundo ministro mais demandado é Fernando Haddad, da Fazenda, com 32 convocações. Flávio Dino, futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, foco de críticas e ataques constantes da oposição, teve 27 convocações.
Fonte: CNN