Voluntárias de Araraquara (SP) resolveram se unir e realizar ações para elevar a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer. Elas promovem encontros em que ensinam às pacientes como usar lenços, fazem tatuagens com henna, maquiagem, tudo para mostrar que elas continuam belas, independentemente do tratamento.
“É o momento em que elas fazem o tratamento e perdem o cabelo, então perdem o chão, perdem tudo. A autoestima com certeza vai por água abaixo mesmo. Então é importante elevar da melhor forma, procurar outros caminhos”, explicou a organizadora Fabiana Hipólito.
Se o cabelo ainda não cresceu, os lenços fazem a vez. Cada arrumação com um estilo diferente.
“São mais de 20 na verdade. Depende muito do que a pessoa quer e dos lenços e tecidos que a gente tem no momento. E mais a nossa criatividade também”, afirmou a cerimonalista Érica Alexandre. “A mulher sempre gosta de inovar, mudar o visual de alguma forma e é um jeito rápido e barato de mudar”, disse.
E não são apenas os lenços que fazem a cabeça das pacientes. As voluntárias também fazem coroas de henna, que têm uma função importante na ação. “Às vezes, as pessoas olham para a gente com dó e eu acho que a coroa ajuda a deixar as pessoas surpresas”, afirmou a organizadora Camila Mazzeu. “A gente chama a atenção de outra forma, sem que seja pela doença, pela beleza”.
Origem da ideia
A inspiração veio de uma ONG do Canadá que oferece esse tipo de trabalho. A tinta da coroa e o lenço podem sair, mas a intenção é que a confiança permaneça.
“É o símbolo justamente da luta delas contra o câncer. Eu acho interessante a gente ser solidário nesta causa nobre”, opinou a analista fiscal Jussara da Silva.
“É muito bom você poder fazer a maquiagem, poder fazer a amarração de um lenço, a tatuagem de henna. É super importante para a gente. A gente se sente bem mais bonita, bem mais atraente”, contou a modelo Kaena Paula.
FONTE: G1