A campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a aids já está mobilizando o Festival Folclórico de Parintins . Esta é a primeira vez que a ação , idealizada pelo Ministério da Saúde, chega à cidade. A ideia é conscientizar as pessoas , especialmente os jovens, sobre medidas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como uso da camisinha, realização do teste de HIV e importância do início do tratamento precoce, caso o resultado seja positivo. De acordo com o Ministério da Saúde, 87% das pessoas que vivem na Região Norte sabem da importância do uso do preservativo. Mas , no último ano, 50% das pessoas que tem uma vida sexual ativa na região não usaram camisinha em todas as relações sexuais.
A ministra interina da Saúde, Ana Paula Menezes, explica que a campanha é uma continuidade das ações de prevenção lançadas em primeiro de dezembro de 2014 e que prosseguiram no carnaval deste ano.“Essa é a primeira vez que o Ministério da Saúde dá continuidade as ações no meio do ano. Ela tem uma modelagem diferente das campanhas anteriores. A campanha incentiva o que a gente está chamando de prevenção combinada, o uso da camisinha, o incentivo a fazer os testes e o tratamento entre jovens, gays e travestis”.
O diretor de uma Unidade Básica de Saúde localizada em Manaus, Marcus Martins, acredita que a campanha de prevenção à aids em Parintins será importante para lembrar as pessoas de terem responsabilidade nos momentos de diversão. “É uma festa em que as pessoas estão muito a vontade e é preciso que as pessoas tenham a informação a respeito da doença, da aids aqui no caso, mas de todas as doenças sexualmente transmissíveis. O que eu tenho para passar é que ninguém está imune. Então, se você vai a Parintins, se você gosta de curtir a festa, curta com responsabilidade. Cada um de nós, também tem a responsabilidade de ser multiplicador da informação. Leve essa informação para os amigos, seus colegas, seus familiares. Curta a festa com responsabilidade, use camisinha, se proteja e proteja o seu próximo”.
Já o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca que, além da campanha realizada no Festival Folclórico de Parintins, serão realizadas ainda este ano mobilizações em outros eventos onde há grande concentração de jovens, como na festa do peão de Barretos, em São Paulo e na Oktoberfest, em Santa Catarina.“A gente está tentando chegar à juventude de todas as formas. As festas, elas são um local de mobilização onde você tem muita gente e as pessoas veem motivadas, as pessoas estão mais animadinhas nas festas e por isso, discutir prevenção é uma questão importante. A pessoa bebe um pouco, vai para a festa, tem mais animação. Então, assim é um local onde a gente acha importante está falando de sexo seguro, testagem, está falando de prevenção,”
A campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a aids também está mobilizando as festas populares de São João, no Nordeste.
Fonte: Blog da Saúde