A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, fez um apelo aos prefeitos e prefeitas do país. A sete dias para o fim do prazo do envio de planos para captar recursos na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a cantora, que assumiu o cargo no início do ano, pediu a participação dos municípios.
Em artigo publicado no UOL, a responsável pela pasta ressalta que o investimento feito pelo governo representa o maior da história do Brasil, R$ 3 bilhões em repasses anuais para estados e municípios até 2027, totalizando R$ 15 bilhões nos próximos cinco anos.
“O impacto disso será enorme. Hoje a cultura e as indústrias criativas já representam 3,11% do PIB e mais de 7 milhões de postos de trabalho. Esta potência foi alcançada pelo setor apesar de uma história de fomento à cultura tradicionalmente concentrada nos grandes centros urbanos brasileiros, e muitas vezes limitadas a poucos agentes.”
De acordo com Margareth, o investimento tem como objetivo de tornar cultura um direito a todo cidadão, em todos os lugares do Brasil.
“A adesão garantirá investimento local, emprego em todas as regiões e, principalmente, a possibilidade de a cultura participar do desenvolvimento local e regional”, afirma a artista em texto.
A ministra aponta ainda que nos próximos anos a Cultura caminha para ter um sistema nacional, como o SUS é para a Saúde e o SUAS, para a assistência social.
O procedimento de envio dos planos é simplificado e o Ministério da Cultura conta com uma equipe dedicada a assessorar os municípios. O cadastro deve ser feito na plataforma Transferegov. Para acessar, clique aqui.