Este 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, é ainda mais importante, porque é ano eleitoral. Em 2020, teremos as eleições municipais para vereadores e prefeitas (os). Como vimos na campanha da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Verde (PV Mulher): “#8M – Mulheres na Política”, somos a maior parte da população e do eleitorado brasileiro, mas amargamos a sub-representação no cargos do executivo e legislativo.
Mesmo com as cotas para mulheres nossos direitos continuam sendo subtraídos por meio das candidaturas laranjas e das dificuldades para entrarmos e/ou permanecermos no mundo político. Porém a violência contra mulher só aumenta.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ocorreram 3,2 mil feminicídios no Brasil, entre 2016 e 2018. Em 2019, segundo levantamento da Folha de São Paulo, nos 26 estados e o Distrito Federal, 1.310 mulheres foram mortas por violência doméstica ou por condição de gênero.
Por tudo isso, não existe outra saída para transformar de fato a nossa realidade e o País, é necessária a participação feminina na vida político-partidária. Mulheres, filiem-se, participem da formação política para propor melhorias, defender os direitos femininos e candidatem-se para os cargos eletivos. Precisamos ir à luta, dentro e fora dos partidos.
É a nossa hora, mais mulheres no poder!
Shirley Torres de Araújo
Secretária Nacional de Mulheres