Durante o Encontro Nacional PV Mulher, em Brasília, mulheres de todo o Brasil trocaram experiências de gestão e definiram metas para o fortalecimento das secretarias estaduais
Na sexta-feira (28/6), secretárias estaduais verdes de todo o Brasil reuniram-se na sede do PV, em Brasília, para mais um Encontro Nacional PV Mulher. A abertura do evento ficou por conta do presidente do PV, o deputado federal José Luiz Penna (PV-SP), que aproveitou sua fala para reafirmar a importância da participação feminina na política partidária. Segundo Penna, “a Executiva Nacional do PV tem que ter esses canais de diálogo com a sociedade, onde as mulheres também tenham voz ativa”.
Logo após a abertura, a Secretária Nacional do PV Mulher, Shirley Torres, lançou oficialmente a Cartilha PV Mulher de filiação. Construída com o objetivo de resgatar nas mulheres a vontade de lutar por maior espaço social, a Cartilha será distribuída nas secretarias municipais verdes de todo o Brasil.
Para ilustrar o retrocesso de um modelo econômico, onde o consumismo desenfreado é o carro chefe da população, o Secretário Nacional de Formação do Partido Verde, José Paulo Toffano, apresentou a palestra Felicidade Interna Bruta-FIB, indicador que parte da premissa de que uma sociedade não deveria ser medida apenas de acordo com seu desenvolvimento econômico, mas sim da integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual em harmonia com a Terra. Esse indicador foi desenvolvido no Butão, pequeno país do Himalaia e questiona a atual medição do Produto Interno Bruto-PIB.
Dando continuidade às atividades, a convidada especial do PV Mulher Melissa Melo e Souza, do Partido Democrata (EUA), deu sua contribuição ao Encontro e enfatizou a importância do uso das redes sociais pelo PV Mulher para aumentar o legado feminino nas disputas eleitorais de 2014. Melissa, que tem grande experiência em política internacional, compartilhou com as secretárias estaduais seu aprendizado ao participar da campanha estadunidense de 2008, em que Barack Obama elegeu-se principalmente pelo bom uso das redes sociais.
Ainda durante a palestra de Melissa, foram relembrados os acontecimentos das últimas semanas no Brasil, onde inúmeros movimentos sociais surgiram, principalmente a partir das redes sociais. A convidada chamou esse movimento de “processo de sofisticação da democracia brasileira”, e assinalou que “a sociedade vai passar a cobrar ainda mais dos partidos políticos e seus candidatos que pretendem se eleger a algum cargo eleitoral”.
No último momento do encontro, Shirley Torres apresentou às secretárias estaduais algumas metas para fortalecer o PV Mulher nos municípios. Dentre elas, o fortalecimento das secretarias municipais e a busca por maior filiação feminina até o fim de setembro; a eleição de, no mínimo, uma deputada estadual e uma federal em cada estado; a elaboração de um levantamento a respeito da organização do PV em cada estado e, por fim, a verificação, por parte da secretária estadual, do recebimento do fundo partidário e a utilização correta dos 5% destinados às mulheres.
Confira no Blog da FVHD