A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta quarta-feira (11), 430 suspeitos de violência contra mulheres durante a Operação M – Carnaval Seguro. A ação tem como objetivo cumprir cerca de 1,7 mil mandados de prisão em todo o estado.
Até o fechamento do balanço parcial, haviam sido cumpridos 385 mandados de prisão e realizadas 45 prisões em flagrante. Também foram apreendidas 14 armas.
Em coletiva, o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, informou que aproximadamente 35% dos mandados previstos foram executados nesta fase inicial. Segundo ele, a operação terá desdobramentos ao longo das próximas semanas.
De acordo com o delegado, além do cumprimento rotineiro de mandados relacionados a crimes contra mulheres, novas fases da operação já estão previstas. A estratégia é consolidar ações mensais voltadas à localização e prisão de investigados por esse tipo de crime.
A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) no estado, Cristiane Braga, chamou atenção para dados relacionados ao feminicídio. Segundo ela, cerca de 70% das vítimas não haviam registrado ocorrência prévia de violência antes do crime. A delegada destacou a importância da denúncia e do acesso ao atendimento especializado.
Ela ressaltou que o acolhimento humanizado é fundamental para que as vítimas consigam relatar as agressões e buscar proteção ainda nos primeiros sinais de violência.
Dados da Polícia Civil indicam que, no ano passado, 14,2 mil agressores de mulheres foram presos no estado, o equivalente a uma média de 38 prisões por dia.
Durante o período de Carnaval, além das Delegacias de Defesa da Mulher que funcionam 24 horas por dia na capital e em cidades do interior, a polícia disponibilizará delegacias móveis em pontos de grande concentração de foliões. Mulheres que enfrentarem situações de assédio ou agressão também podem procurar atendimento em delegacias comuns.
Fonte: Agência Brasil





