Candidata disse que investirá em creches e escolas de tempo integral, e dará apoio ao empreendedorismo feminino. Ela visitou instituto da ativista Maria da Penha em Fortaleza.
A candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede) afirmou nesta segunda-feira (20) que, se for eleita, viabilizará a “inserção” das mulheres no processo produtivo. Para isso, Marina afirmou que investirá em creches e escola de tempo integral, e dará apoio ao empreendedorismo feminino.
A candidata deu a declaração durante visita ao Instituto Maria da Penha em Fortaleza. No local, Marina encontrou a farmacêutica e ativista Maria da Penha e assinou carta da instituição em que assume compromissos com os direitos das mulheres.
De acordo com Marina, um dos objetivos da inserção da mulher no processo produtivo é conferir “autonomia e liberdade” às mulheres.
“Boa parte das mulheres são agredidas fisicamente, emocionalmente, por depender do agressor para poder sobreviver e criar seus filhos”, disse Marina.
“Temos o compromisso, em nosso programa, de viabilizar a inserção das mulheres no processo produtivo, no mercado de trabalho, com creches em tempo integral, escola de tempo integral, onde as mulheres possam deixar seus filhos”, acrescentou.
A candidata da Rede afirmou também que vai viabilizar o acesso de mulheres ao microcrédito e dará assistência técnica para que elas possam abrir os próprios negócios.
Desigualdade salarial
Marina Silva foi questionada por jornalistas sobre o embate que travou com o candidato Jair Bolsonaro (PSL) durante o debate da RedeTV! na semana passada.
A candidata disse que foi incisiva com o adversário, mas não agiu estrategicamente.
“Eu apenas respondi como achei que era necessário diante da afirmação de que [não se precisa fazer nada] porque tudo já está resolvido na letra fria da CLT. [Mas] as mulheres continuam recebendo salário menor que os homens, as mulheres continuam sendo assassinadas, sendo preteridas na fila de emprego e ninguém pode ser eleito presidente da República para dizer que não precisa fazer nada”, declarou.
Nordeste
Sem dar detalhes, Marina Silva afirmou que vai investir em um projeto de desenvolvimento regional que “valorize as potencialidades do Nordeste” do país.
“Há espaço para agricultura, há espaço para o turismo, há espaço para geração de energia eólica, solar, para que a gente possa gerar emprego e riqueza para população brasileira”, disse.
Fonte: G1