As mulheres que estão próximas de se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentas às novas regras que passam a valer a partir de 2025. As mudanças fazem parte da reforma da Previdência de 2019, que determinou transições progressivas para as idades mínimas e a pontuação exigida a cada novo ano.
No caso da aposentadoria por tempo de contribuição com a regra de pontos, a pontuação mínima para as mulheres subirá de 91 para 92 pontos em 2025. Esse cálculo é feito somando a idade da segurada com o tempo de contribuição à Previdência Social. Para os homens, a exigência será de 102 pontos. Apesar da mudança na pontuação, o tempo mínimo de contribuição permanece o mesmo: 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. No caso das servidoras públicas, também é necessário ter 20 anos de serviço público e 5 anos no cargo atual.
Algumas regras de transição não sofrerão alteração em 2025. É o caso do pedágio de 100%, que vale para quem já tinha 28 anos de contribuição (mulheres) ou 33 anos (homens) em 2019. Nessa modalidade, a segurada precisa cumprir o dobro do tempo que faltava na data da reforma, além de ter idade mínima de 57 anos. Já o pedágio de 50% não está mais em vigor, porque todos os beneficiários que estavam a até dois anos da aposentadoria em 2019 já preencheram os requisitos.
Idade mínima na transição por idade também vai subir
Outra mudança importante é na chamada regra de idade mínima progressiva. A partir de 2025, mulheres precisarão ter 59 anos de idade e 30 anos de contribuição para se aposentar por essa modalidade. Essa idade mínima sobe seis meses a cada ano, até chegar aos 62 anos em 2031 — mesma idade exigida na aposentadoria por idade definitiva. Para os homens, a idade mínima sobe para 64 anos, com 35 anos de contribuição.
Professoras têm exigências diferenciadas
As profissionais da educação básica têm regras específicas. Em 2025, as professoras poderão se aposentar aos 54 anos de idade, desde que tenham 25 anos de contribuição exclusivamente no magistério. Para os professores homens, a exigência passa a ser de 59 anos de idade e 30 anos de contribuição. Essas idades mínimas também vão aumentando gradualmente até atingirem 57 anos (mulheres) e 60 anos (homens) em 2031.
Como saber quanto tempo falta para se aposentar?
O INSS disponibiliza uma ferramenta online que permite simular o tempo restante para a aposentadoria de acordo com as regras em vigor:
No site: Acesse meu.inss.gov.br, faça login com CPF e senha e clique na opção “Simular Aposentadoria”.
No aplicativo: Baixe o aplicativo Meu INSS, entre com seus dados e selecione a opção “Simular Aposentadoria”.
A ferramenta mostra o tempo de contribuição registrado, a idade e as regras aplicáveis. É possível baixar um arquivo em PDF com o resultado e fazer ajustes se necessário.
Fonte: Mix Conteúdos Digitais