O combate à violência contra a mulher no Rio de Janeiro ganhou um novo aliado: a plataforma digital do Observatório do Feminicídio, que reúne dados das áreas de segurança, justiça e saúde em um único espaço.
O portal, com linguagem acessível e painéis interativos, permite acompanhar notificações de violência de gênero. Em 2024, por exemplo, foram registrados, em média, 148 casos por dia em unidades de saúde em todo o estado. A ferramenta deve servir como base para traçar o panorama da violência e orientar políticas públicas de prevenção.
Entre janeiro e julho deste ano, foram mais de 42 mil notificações em unidades de saúde, das quais 73,5% envolveram mulheres. A violência física lidera os casos, seguida pela violência sexual, sendo o estupro o tipo mais frequente. Em 42% das ocorrências, houve reincidência da agressão.
A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, responsável pela coordenação da plataforma, destacou que, pela primeira vez, os dados estão reunidos em seis painéis interativos. “Essa iniciativa inédita combina ciência e informação para enfrentar uma das formas mais cruéis de violência contra a mulher”, afirmou durante o lançamento.
Desenvolvida com apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a plataforma também será uma ferramenta de apoio a denunciantes, investigadores, julgadores, sobreviventes e familiares.
Fonte: Agência Brasil