Em conversa com membros das academias de medicina de países como França, Estados Unidos e Portugal, Nísia Trindade destacou que o governo federal está empenhado em combater fake news
Com o objetivo de promover informações seguras e confiáveis, o governo federal vem trabalhando no combate à desinformação. No último sábado (9), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do Simpósio sobre Vacinação e Movimentos Antivacinação, organizado pela Academia Nacional de Medicina do Brasil, no Rio de Janeiro.
A agenda contou com a presença de médicos e membros das academias nacionais de medicina do Brasil (ANM), da França, Estados Unidos e Portugal. Além da participação do ministro da Saúde de Portugal e do diretor geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Durante sua participação no seminário, Nísia destacou a importância do governo federal no combate às fake news. “Para retomar as altas coberturas vacinais em todo o Brasil, combater a desinformação e mitigar o efeito desses conteúdos falsos nas ações do Programa Nacional de Imunizações, lançamos o Programa Saúde com Ciência”, destacou a ministra.
Nísia enfatizou que o programa é uma nova estratégia interministerial, que prevê ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de disseminação de notícias falsas de maneira preventiva.
Para o presidente da ANM, Francisco Sampaio, o evento é uma oportunidade de reunir autoridades importantes para debater e desconstruir esse movimento antivacinação. “Acredito que é um debate muito oportuno neste momento em que os movimentos antivacinação têm crescido em todo o mundo, mesmo que já possuem políticas de vacinação bem estabelecidas”, disse Francisco Sampaio.
Na avaliação do presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, Duarte Nuno Vieira, as vacinas são elemento fundamental para a espécie humana e mudaram a vida em sociedade nos últimos anos. “De fato, sem vacina nós teríamos de 2 a 3 milhões de mortes anualmente a nível global, além de muita gente hospitalizada ou afetada com sequelas graves que afetariam profundamente sua funcionalidade para o resto da vida”, lembrou Duarte Vieira.
Público aplaude a Ministra Nísia Trindade no seminário sobre vacinação e enfrentamento à desinformação – Foto: Felipe Gaspar /MS
SAÚDE COM CIÊNCIA – O programa Saúde com Ciência é uma iniciativa inédita do governo federal em defesa da vacinação e focada no enfrentamento da desinformação. A iniciativa faz parte da estratégia de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.
Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o Saúde com Ciência é composto por cinco pilares que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. O programa prevê ainda ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de notícias falsas de maneira preventiva.
Recebeu algum conteúdo duvidoso sobre a vacinação? Envie para nossa equipe e contribua para o combate à desinformação.