Presidente elogiou a atuação da ministra cuja pasta tem sido cobiçada por membros do Centrão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (5) que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ficará no cargo até quando ele quiser. Lula discursou durante o encerramento da 17ª Conferência Nacional da Saúde, em Brasília.
“A semana passada eu liguei para a Nísia. Eu tinha visto uma nota, uma pequena nota no jornal de que tinha alguém reivindicando o Ministério da Saúde. Eu fiz questão de ligar para a Nísia, porque eu ia viajar para fora do Brasil. Eu disse: ‘Nísia, vá dormir e acorde tranquila, porque o Ministério da Saúde é do Lula, foi escolhido por mim e você ficará até quando eu quiser’“, afirmou o presidente.
Em seguida, Lula acrescentou: “Poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde para cuidar do povo com o coração, como uma mãe cuida dos seus filhos. E eu não tenho dúvida, eu tive muita sorte quando com os meus ministros da Saúde, todos eles foram extraordinários. Mas precisou uma mulher para fazer mais e fazer melhor do que todos nós somos capazes de fazer.
Conforme apurado pela analista da CNN Larissa Rodrigues, ao ser questionado por interlocutores próximos há alguns dias, Lula teria dito para avisar ao Centrão que “de jeito nenhum” tiraria Nísia Trindade do controle do Ministério da Saúde.
A pasta é cobiçada por ter um dos maiores orçamentos da Esplanada. No entanto, segundo fontes relataram à CNN, o presidente não está disposto a ceder.
Só em 2023, há cerca de R$ 190 bilhões autorizados para o ministério, sem contar os bilhões que devem ser liberados em emendas parlamentares.