As eleições de 2018 vêm chegando e a direção estadual do PV-SP já trabalha na formação de suas listas para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador.
Uma consulta prévia junto aos dirigentes com direito a voto na próxima Convenção Estadual, que decidirá os rumos do PV-SP nas eleições de 2018, apontou uma forte tendência em seguir o formato que vem sendo adotado desde as eleições de 1998, com listas próprias de candidatos para todos os cargos, sem coligações com outras legendas.
Com listas próprias, o PV-SP poderá lançar até 100 candidatos ao cargo de deputado federal, até 141 candidatos aos cargo de deputado estadual, duas candidaturas ao Senado, além da candidatura ao governo estadual. As listas proporcionais terão uma reserva legal de 30% das vagas para o sexo feminino, garantindo as mulheres um mínimo de 30 vagas para a Câmara Federal e, 43 vagas para Assembleia Legislativa Paulista (ALESP).
Nas eleições municipais de 2016 o PV-SP conquistou 427 mandatos nas câmaras municipais, em todo estado de São Paulo. Em 48 municípios, que totalizam hoje mais de 1,5 milhões de eleitores, foram eleitas 50 vereadoras, que terão toda prioridade no preenchimento das listas de candidatos, em 2018.
A participação de vereadoras nas listas de deputados do PV-SP, mesmo as eleitas em cidades com baixo índice populacional, deve contribuir para um maior número de vagas a serem preenchidas, o que resultará em um maior número no somatório dos votos. As vagas femininas também devem ser estendidas as suplentes de vereadores de municípios com expressivo número de eleitores.
Para o líder do Partido Verde na ALESP, deputado Edson Giriboni, “a participação expressiva de vereadoras, assim como vereadores e vice-prefeitos verdes, qualifica ainda mais as listas proporcionais do PV para 2018. O dirigente nacional e secretário estadual de comunicação do PV-SP, Claudio Turtelli, um dos incentivadores das candidaturas femininas, argumentou que “todas as candidaturas de membros do PV que já exercem cargos públicos eletivos, além da legitimidade, também proporcionam aos eleitores mais segurança, pelo simples fato de possibilitar uma minuciosa avaliação do atual exercício do mandato. Neste sentido, é importante que as listas verdes estejam repletas de pessoas que já exercem mandatos eletivos, com boas referências”.
Em uma primeira enquete realizada pela SECOM/PV-SP, ainda em 2017, seguindo a tendência da pesquisa com os vereadores do Partido Verde Paulista, o número de vereadoras interessadas em participar das listas proporcionais em 2018 foi muito expressivo. Neste sentido, a secretária estadual do PV-Mulher, Ana Acilda da Silva, responsável pelo preenchimento das vagas femininas para as próximas eleições, já está intensificando o contato, visando a ampliação do quadro de intenções hoje existente.
Lista de vereadoras do PV-SP eleitas em 2016, nas respectivas cidades:
ANA QUESSADA PRATÂNIA
ANDREA ZACARIAS
APARECIDA SENSIARELLE MARIÁPOLIS
BETE DO BROA ITIRAPINA
BETH SERRA AZUL
BETINHA GUARANI D’OESTE
CELIZA FANTON (SUPL) BARIRI
CIÇA INÚBIA PAULISTA
CLAUDETE CRUZEIRO
CLEIDE DO PV ARAÇOIABA DA SERRA
CUCA GABRIEL MONTEIRO
DENISE FRANCI ITAPETININGA
DIJANIRA TEJUPÁ
Dr. AMARILIS LEME
DR. KACIA QUELUZ
DR. MÁRCIA JACAREI
DRA. CARMEM PIRATININGA
DRA. DANI PEEV CERQUILHO
DURVA PEDERNEIRAS
ELAINE MACATUBA
ELAYNE JUNQUEIRÓPOLIS
ELIANE LACERDA COSMÓPOLIS
FERNANDA MORENO MOGI DAS CRUZES
GERMINA DOTTORI SANTA BÁRBARA D’OESTE
JANE GAVIÃO PEIXOTO
JERUSA PEDRA BELA
JOSIANE SÃO BENTO DO SAPUCAI
KARINA BOM JESUS DOS PERDÕES
KENDREA UNIÃO PAULISTA
LEILA BEDANI ITATIBA
LENA NOVA INDEPENDÊNCIA
LUCIMARA DIAS PRESIDENTE VENCESLAU
LUIZA RELVAS QUINTANA
MÁRCIA GUARIBA
MARIA DIVINA CRUZEIRO
MEIRE NOVA LUZITÂNIA
NADIR ZAVAN SABINO
NEIA IBATE
NEIA SANTÓPOLIS DO AGUAPEÍ
PATRÍCIA SEBASTIANÓPOLIS DO SUL
PATRÍCIA TAIÚVA
PAULA GETULÍNIA
PROFA. ADALGISA WARD AVARÉ
PROFA. DEDÉ ASSIS
PROFA. STEFANI CORONEL MACEDO
SANDRA FERREIRA QUINTANA
SORAYA PANORAMA
VALDINEIA OSCAR BRESSANE
VANESSA CANUTTO MACAUBAL
VILMA QUEIROZ
Fonte: Partido Verde São Paulo