Enquanto ainda tem gente que briga se é Taxi ou Uber, essas mulheres pensaram em se juntar e criar o seu próprio sistema de trabalho. O Taxi Rosa é uma equipe de transporte delas que atende cariocas que sentem mais seguras sendo guiada por motoristas mulheres. Não é à toa.
A gente até gostaria que esse tipo de notícia não existisse e que não fosse necessário determinar profissões por gênero por questões de segurança. O ideal seria que o respeito e a liberdade fossem valores plenos da nossa civilização. Mas enquanto nem todos captaram essa mensagem, elas resolveram agir.
Elas criaram um app para ser a primeira frota feminina do Rio. Já são mais de 700 cadastradas e 40 motoristas em uma semana. O sinal é discreto. Uma adesivo em formato de bola rosa na parte traseira do carro já indica que esse é um taxi feminino, ou seja, dirigido por mulheres. Mas elas já entraram com um projeto de lei na Câmara para que a faixa carioca do carro que hoje é azul seja rosa no caso de mulheres motoristas, ajudando a dar visibilidade nas ruas para o serviço delas.
Se você não é mulher ou não costuma pegar taxi, provavelmente não notou que alguns ajustam o retrovisor para poder olhar melhor as suas pernas ou começam com papos furados de dar ataque a qualquer dor de barriga. Caso contrário, você sabe do que estamos falando.
As motoristas dizem que as clientes se dizem mais seguras a partir dessa condição. A partir da Secretaria Municipal de Transportes, atualmente 58.342 taxis são cadastrados e desse total apenas 4.361 são mulheres. Portanto, ainda falta oportunidade de encontra-las nas ruas.
Lembrando que toda a população será atendida, independente do gênero. Isso é o que chamamos de Girl Power! ?
Fotos: reprodução Facebook e divulgação
Fonte: Hypeness