As bandeiras verdes, questões de gênero, a livre escolha da mulher sobre o próprio corpo e mercado de trabalho farão parte dos debates
O PV Mulher realiza o 1º Encontro Internacional de Mulheres Verdes no próximo sábado (31), às 9 horas, na cidade do Rio de Janeiro. O Evento contará com a presença das dirigentes e secretárias do partido, palestrantes nacionais, internacionais e convidados. A intenção é discutir temáticas femininas como empoderamento, participação política, mercado de trabalho e direitos humanos das mulheres.
Umas das palestrantes convidadas à cineasta e diretora executiva do Instituto Magna, Patrícia Mourão, acha essencial iniciativas como esta. “O evento é uma contribuição fundamental para o empoderamento das mulheres cujos desafios precisam ser vencidos todos os dias e por todos os meios”, diz.
Patrícia que já foi secretária de Defesa e Proteção das Minorias vai integrar o painel que traz como tema os Direitos Humanos das Mulheres. A cineasta explica que na Constituição de 88 o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, a bancada feminina e os movimentos de mulheres, conhecido como o “lobby do batom”, conseguiram garantir por lei os direitos de igualdade econômica, política e social. Mas a diretora executiva reforça que ainda existe um caminho longo pela frente. “Há muito que avançar em relação a salários para a mesma função, participação política, igualdade de oportunidades e, principalmente, na mudança de cultura e no enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirma.
Outra palestrante convidada para o evento é a ambientalista e uma das fundadoras do Partido Verde (PV), Patrícia Kranz, para ela, o Encontro é uma oportunidade em aprofundar a discussão sobre a atuação da mulher na política e assim aumentar a participação feminina. “O PV tem um histórico de defesa do direito da mulher, desde sua fundação, há 30 anos. Espero mais mulheres na política, que o partido crie mecanismos de incentivo como 50% do fundo partidário e 50% do tempo de TV, [ou seja], igualdade”, acredita.
Kranz vai palestrar no painel que traz como tema o Empoderamento Feminino e a Participação Política e esclarece que na apresentação vai fazer uma ligação entre o tema abordado e as questões ambientais. Ela explica que começou a pensar na relação das mulheres e o meio ambiente quando trabalhou na organização do projeto Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH. “Comei a refletir questões de gênero e sustentabilidade na REDEH, também participei da revisão da Agenda 21 das mulheres, em Joanesburgo [África do Sul] no ano de 2002. As mulheres são responsáveis pela gestão da água e produção de alimentos na agricultura familiar, mas não são ouvidas quanto à infraestrutura da água, não tem acesso a terra e a propriedade”, lamenta.
A secretária Nacional do PV Mulher, Shirley Torres, explica que o Encontro foi idealizado para incentivar a participação feminina nos cargos eletivos e esta confiante que será um grande evento. “A expectativa é que participe a maior quantidade de secretárias estaduais para que sejam energizadas e emponderadas pelas palestrantes”, reforça.
Ao final do Encontro será elaborado um documento interno com a posição das participantes sobre os assuntos tratados no evento. “As bandeiras verdes, questões de gênero, a livre escolha da mulher sobre o próprio corpo serão temas que pretendemos ajustar e marcar uma posição história no PV”, declara Shirley.
O Encontro terá transmissão ao vivo pela internet através do site www.pvmulher.com.br, com tradução simultânea para o inglês.
Ludmilla Brandão para o PV Mulher