Idealizada por Cristina Vasconcelos e apoiada pelo PV Mulher a campanha tem a missão de desestimular o consumo de copos descartáveis
Alinhada com o programa “Viver Bem, Viver Verde” do Partido Verde – PV e cansada de ver uso excessivo de descartáveis, a secretária Estadual do PV Mulher no Pará e ambientalista, Cristina Vasconcelos, começou a campanha “Adote uma Caneca”, com o objetivo de reduzir o uso de copos plásticos. “Me sentia incomodada quando chegava a certos lugares e me deparava apenas com os descartáveis. Eu já uso um copo na bolsa. [Também] percebi que no meu local de trabalho havia um alto consumo dos descartáveis, foi quando surgiu a ideia de comprarmos canecas para todos no escritório”, explica.
No programa “Viver Bem, Viver Verde” dentre as diretrizes estão o desenvolvimento sustentável e economia verde, com esse pensamento e o engajamento dos colegas de trabalho, a ambientalista começou a divulgar nas redes sociais. “[A campanha] tem tudo a ver com a visão do PV. Quando percebi que todos no escritório aderiram à ideia resolvi lançar a campanha no Facebook, demais redes sociais e grupos de amigos”, diz.
A advogada, Suena Carvalho Mourão Bomfim, colega de trabalho de Cristina, acha que o sucesso da campanha no escritório se deu pela conscientização quanto ao consumo e por ser uma medida efetiva para diminuir a agressão ao planeta. “Consumo consciente deve ser um objetivo a ser alcançado, principalmente, no atual período de crise financeira que o país passa. Quando se trata de medidas efetivas pouco se faz, por isso, a acomodação do copo plástico. É preciso um idealizador com atitude para dar o pontapé inicial. Por isso, entendo que a campanha foi bem recebida no nosso escritório”, enfatiza.
Cristina acredita que o mais importante é a informação. Divulgar os efeitos causados ao meio ambiente e o benefício de não utilizar esse produto pode ser o início da mudança. “Podemos dar o primeiro passo através do esclarecimento sobre o tempo de decomposição, o risco à saúde e a economia para as empresas que adotam as canecas”, afirma.
“O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo e seu índice de reciclagem no Brasil chega a 20%. Sua decomposição na natureza leva séculos (de 200 a 450 anos)”, segundo artigo publicado pela Faculdade Santa Cruz, de Curitiba. Veja artigo completo aqui.
Outro problema grave gerado pelo uso de copos descartáveis é o alto consumo de água. Estudos realizados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Itapetininga afirmam que para cada copo descartável produzido é necessário 500 ml de água. No entanto, lavar as canecas em pia comum, o volume de água utilizado é de até 400 ml. Se for realizada a lavagem em máquinas especializadas o consumo é de apenas 100 ml. Uma economia de 100 a 400 ml de água por copo de plástico não fabricado.
Dirigentes estaduais e nacionais do PV Mulher incorporaram a campanha. Além de adotar a caneca postaram fotos nas redes sociais para divulgar. A secretária Nacional do PV Mulher, Shirley Torres, foi uma das primeiras a apoiar e convidar a todos para participar. “‘Adote uma Caneca’ faz parte da campanha de sustentabilidade e o PV é protagonista, sempre, dessas campanhas. Então, convido todos a participarem e a estar junto com nós, mulheres do PV Mulher e as mulheres do Brasil”, convoca a secretária. “As mulheres estão unidas, tanto local, como nacionalmente”, conclui Cristina.
Ludmilla Brandão para o PV