Mulher, solo e pobre: Por que a maioria das mães solo brasileiras vive abaixo da linha da pobreza?

Segundo IBGE, 56,9% das famílias chefiadas por mulheres com filhos vivem abaixo da linha da pobreza. Para as negras, a proporção sobe para 64,4% Mais da metade das mães solo vive abaixo da linha da pobreza. Foto: Sippanont Samchai “Não sobra nada. É só o dinheiro para comer mesmo. Não dá para fazer muita coisa”.…

ONU Mulheres alerta para avanço de discursos que desprezam mulheres e minorias

No mês em que o mundo comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a chefe da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, alertou para o surgimento de uma nova ordem mundial, que neutraliza as opiniões contrárias e se alimenta do desprezo pelas mulheres e minorias. Segundo a dirigente, esses discursos e posicionamentos veem os refugiados,…

Nota da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Verde

Nós, mulheres do Partido Verde em nível nacional, NOS SOLIDARIZAMOS, com as companheiras do Brasil e do exterior que foram barbaramente ultrajadas em seus mais elementares direitos fundamentais. Quando de suas visitas, no intuito de buscar consolo ou remédio espiritual as mesmas foram desrespeitaras, atacadas, por atos covardes, volúveis e absurdos, próprio de uma insanidade…

Goiânia recebe delegações de Mulheres Negras vindas de todas as regiões do Brasil

por: Renata Lopes   O Encontro Nacional de Mulheres Negras-30 anos, que iniciou, no dia 6 de dezembro, conta com aproximadamente mil ativistas de todas as regiões do país.   Grupos de mulheres já chegaram e estão escurecendo lindamente os espaços do Centro de Convenções da PUC Goiais onde as atividades irão acontecer até o…

O QUE É, COMO ENFRENTAR E COMO SAIR DO CICLO DA VIOLÊNCIA

Especialistas falam sobre ciclo da violência e os danos que acarreta na vida das mulheres (Agência Patrícia Galvão, 10/12/2018) Centenas de mulheres sofrem agressões todos os dias no Brasil. Segundo levantamento do 12º Anuário de Segurança Pública, 221.238 casos de violência doméstica foram registrados nas delegacias de todo o país em 2017, o que representa uma…

Tarefas domésticas e de cuidado são principal impedimento para mulheres jovens estudarem e trabalharem fora de casa

Enquanto a obrigação de cuidar da casa e de familiares é a principal razão para meninas e mulheres de 15 a 29 anos não estudarem ou procurarem trabalho fora, para meninos e homens na mesma faixa etária e na mesma situação os motivos dizem respeito à falta de postos de trabalho; para pesquisadora, acesso a…